12/04/2017

As sensações que as cores trazem para o ambiente

Você sabia que as cores podem influenciar muito o ambiente a sua volta? Segundo a Psicologia das Cores, todas elas – das mais claras às mais escuras e das mais quentes às mais frias – têm o poder de estimular áreas do nosso cérebro que provocam as mais diversas sensações em nós, como alegria, tristeza, excitação e tranquilidade. Por esse motivo, é muito importante conhecê-las bem antes de pintar ou decorar algum cômodo da sua casa!

Veja as principais sensações que cada cor transmite:

 

Vermelho                                                          

O vermelho simboliza paixão, sensualidade, energia e ousadia. Ele estimula a frequência cardíaca e por isso é muito marcante! O ideal para casa é que o vermelho apareça apenas em detalhes, nos móveis ou em corredores (onde não permanecemos muito tempo).

Laranja

O laranja simboliza a alegria, o calor e a juventude! Essa cor traduz o otimismo e é ótima para deixar um ambiente mais alegre, aconchegante e estimular a comunicação.

Amarelo

Essa é a cor da luz! Além de trazer boas energias, o amarelo estimula o intelecto e abre o apetite, ficando perfeito na área de estudos/trabalho ou na sala de jantar.

Verde

O verde nos remete à natureza, tranquilidade, esperança e nos dá energias positivas. É a opção perfeita para deixar ambientes mais tranquilos e refrescantes. Ah! Vale apostar nas plantas na hora de trazer essa cor para a decoração da casa.

Azul

Azul é a cor da tranquilidade! Ela diminui a frequência cardíaca e nos dá um efeito calmante e de paz, que é excelente para ambientes de meditação, quartos e até mesmo banheiros.

Roxo

Essa é uma cor muito marcante e ótima para quem quer dar um ar de requinte na decoração! O ideal é usar o roxo apenas em alguns detalhes.

Rosa

O rosa – tanto em tons claros, quanto escuros – é a cor dor amor, do romance e da ternura. Quase sempre, essa cor é associada ao infantil e feminino, mas quando usada em alguns detalhes, dá estilo e charme ao ambiente.

Marrom

Por estar associado ao sólido e ao seguro, o marrom é muito utilizado nos móveis. Entretanto, também pode ser misturado com outras cores para deixar o ambiente mais aconchegante.

Branco

Por ser uma cor neutra, o branco pode ser usado em qualquer local da sua casa. O ideal é fazer uma composição com outras cores para alegrar o ambiente, pois, sozinho, traz a sensação de frieza e vazio.

Preto

Essa cor requer alguns cuidados! Em excesso, o preto pode dar a sensação de escuridão, tristeza, depressão e angústia. Por isso, a melhor opção é combiná-lo com outras cores para tirar esse peso ou utilizá-lo nos detalhes.

Cinza

Muitas vezes, o cinza pode nos dar tristeza e tédio. Porém, quando combinado com outras cores, deixa o ambiente super estiloso e moderno! Uma dica é pintar a parede de cinza e decorar com quadros e outros elementos coloridos.

E você, concorda com as sensações que a Psicologia das Cores descreve? Como é a pintura e a decoração da sua casa? Conta pra gente nos comentários!

Referências: 

https://www.printi.com.br/blog/psicologia-das-cores-voce-sabia-que-cada-cor-pode-alterar-sua-percepcao

https://www.terra.com.br/esoterico/infograficos/cores-nos-ambientes/cores-nos-ambientes-02.htm

http://www.limaonagua.com.br/decoracao/cores-na-decoracao-regras-que-todo-mundo-deveria-saber/ 

Pra você continuar lendo: