22/06/2016

Como se dar bem com vizinhos de apartamento

Uma das principais reclamações de quem mora em apartamento é o relacionamento com os vizinhos, seja os de cima, os dos lados e os de baixo. Muitas vezes há o constante medo de estar incomodando alguém, ou a dor de cabeça de ser incomodado. Para se dar bem com os seus vizinhos, a melhor maneira é resolver antecipadamente os problemas através do diálogo.

Veja algumas situações que são importantes conversar com os vizinhos para ter uma vida harmoniosa no seu apartamento:

 

Vai precisar furar uma parede?

Quem nunca passou por essa situação? Você quer colocar um simples quadro na parede, e pensa: “ah, vai ser um furinho tão pequeno e rápido, ninguém vai reclamar”. Pode até ser verdade, mas para ser respeitado, o ideal é que você mostre respeito antes. Fale com seus vizinhos, nem que seja por interfone, e explique a situação, já dizendo mais ou menos que hora acabará o barulho.

 

“Hoje é festa lá no meu apê”

Todo mundo gosta de receber visitas e fazer um agrado para familiares e amigos. Quando você mora em apartamento, pondere bem que dia e que horas você vai promover esses encontros. Prefira um horário que não atrapalhe seus vizinhos e, antes de oficializar o evento, converse com eles antes. Muito provavelmente eles se lembrarão de fazer o mesmo quando forem os donos da festa!

 

Chegar da balada de madrugada

Saiu pra se divertir a noite? Que legal! Só tome cuidado, ao voltar, para retirar o calçado antes de começar a caminhar pela casa. Caso contrário, quem está embaixo vai ouvir cada passo seu e você terá que ouvir a reclamação depois. Se você for muito esquecido(a), coloque um suporte para sapatos logo na entrada do apartamento: com o hábito, mesmo se você estiver com sono, você vai tirar os calçados.

 

Dia da faxina

Ter um dia específico para fazer a faxina do lar é bom até para casas, mas ainda mais essencial para apartamentos. Novamente, deixe seus vizinhos avisados sobre o dia para que todos estejam psicologicamente preparados, seja para os barulhos do aspirador de pó ou para a sua cantoria enquanto faz a limpeza!

 

Trocando os móveis do lugar

Para dar um ar novo a algum ambiente sem necessariamente comprar móveis novos, você pode simplesmente trocá-los de lugar. Repetimos a mesma tecla de antes: avise antecipadamente seus vizinhos para que eles se sintam respeitados. Aí é só repensar o espaço que pretende mudar!

 

Ficou com a impressão de que falamos, falamos e dissemos sempre a mesma coisa? Você não deixa de ter razão: a comunicação é o melhor jeito de manter um bom relacionamento com seus vizinhos. Claro que um agrado de vez em quando ajuda a estreitar os laços, mas respeito de verdade é conquistado através de demonstrações autênticas de respeito.

E quando for dar uma festa, que tal chamar seus vizinhos? 🙂

Pra você continuar lendo: