Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

19/01/2018

A curiosa história da Rua Anchieta de Jundiaí

Com um charme inconfundível e localização privilegiada, a rua Anchieta é o verdadeiro “túnel verde” de Jundiaí graças às suas grandiosas e frondosas árvores. Mas há muito o que falar dessa importante rua da cidade.

Continuação das antigas ruas da Boa Vista e Adolfo Gordo (atuais Zacarias de Góis e Paula Penteado, respectivamente), a rua Anchieta, juntamente com outras vias, como Senador Fonseca, Rosário, Barão de Jundiaí, Rangel Pestana, Marechal, Prudente de Moraes e XV de Novembro, faz parte do que é conhecido como o Centro Histórico de Jundiaí, limitado também entre o Cemitério Nossa Senhora do Desterro e a Esplanada Monte Castelo.

O nosso “túnel verde” começa no bairro da Chácara Urbana, área nobre da cidade. Lá, as ricas famílias construíam suas grandiosas e belas casas em enormes terrenos (daí o nome do bairro). A moda era a arquitetura modernista, tão em voga a partir dos anos 1950 (Brasília que o diga), combinada com ruas mais largas e muitas árvores plantadas nas calçadas: são mais de 50! Entre as espécies estão a Tipuana tipu, Caesalpinia peltophoroides (sibipiruna), Bauhinia variegata (pata de vaca) e Ficus bajamina.

Era a melhor região da cidade por três especiais motivos:

  • Clima agradável por conta da vegetação das tais “chácaras urbanas”;
  • Facilidade de acesso ao centro, com seus comércios e serviços;
  • Proximidade a três hospitais: o São Vicente, a Casa de Saúde Dr. Domingos Anastácio (atual Hospital Regional) e o Santa Elisa.

Por esse último motivo, muitos dos médicos da cidade escolheram a arborizada e estratégica Anchieta como endereço de seus consultórios. As grandes casas se tornaram centros de saúde e laboratórios. E assim a vocação da rua e da região mudaram. Mas a beleza desse corredor verde manteve-se intocável.

Hoje, a rua está repleta de bons comércios, prédios, lojas, escolas e restaurantes. Por estar no coração de Jundiaí, mantém-se a uma curta distância de avenidas como Nove de Julho, Jundiaí e Ferroviários. É uma região que alia qualidade de vida e praticidade para seus moradores.

Todo esse requinte se dá pela mescla dessa história e de seu verde incrível com a modernidade de prédios novos que surgiram na área, tanto comerciais – como o recentemente inaugurado Uffizi Medical Center, quanto residenciais, como o amplo e moderno Edifício Itália Carletti, com seus apartamentos de até 160m².

rua anchieta

O amplo e arborizado empreendimento Itália Carletti

A Rua Anchieta é prova de que qualidade de vida, urbanismo e natureza podem (e devem) conviver em plena harmonia.

Pra você continuar lendo: