Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

11/03/2022

Planejamento financeiro é uma escolha que está em suas mãos

Qual é a pessoa que não sonha em ter suas finanças pessoais em dia, ter todas as suas contas pagas, nenhuma dívida, uma reserva de emergência e ainda realizar o sonho da casa própria? Para começar a organizar suas finanças, vamos começar a falar sobre reeducação financeira. Sim, sem reeducação e planejamento, acredite, vai ficar bem mais difícil.

Planejamento financeiro é uma escolha que está em nossas mãos! Isso mesmo, a decisão de cuidar das finanças só depende de nós mesmos! Não adianta ouvir conselhos, assistir aulas na internet, ouvir gurus de finanças falar por horas se você não tomar a decisão de viver uma nova relação com o seu dinheiro.

É verdade que não aprendemos educação financeira na escola, o que dificulta a vida de muitos adultos, mas nunca é tarde para aprender a se organizar. Mas vamos te ajudar nesta caminhada rumo a realização dos seus sonhos!

E a dica desta semana é ANOTE TODAS AS SUAS DESPESAS! Escolha o melhor meio: caderno, planilha no computador, aplicativo no celular. Anote os seus gastos fixos como conta de luz, gás, aluguel, mensalidade da escola, IPTU, transporte, plano de saúde; e os gastos eventuais como compras, passeios, jantares e outros.

Além disso, procure registrar tudo o que você gasta no seu dia a dia, como aquele cafezinho na lanchonete, sorvete e outros pequenos gastos: isso vai te ajudar a ter noção para onde está indo o seu dinheiro, porque muitas vezes não fazemos a mínima ideia do motivo pelo qual nossas contas não fecham no fim do mês.

O planejamento financeiro é o primeiro passo para acertar suas finanças, reduzir gastos supérfluos, acabar com as dívidas para poder economizar e investir. Está preparado para esta caminhada? Nas próximas semanas, vamos falar sobre dívidas e cartão de crédito. Fique ligado!

Pra você continuar lendo: