21/12/2020

Os ensinamentos que 2020 nos deixou

O ano de 2020 virou nosso mundo de cabeça para baixo. A pandemia de COVID-19 nos forçou a repensar e a mudar a maioria de nossos hábitos. Em março as nossas rotinas foram transformadas e um clima de incerteza e medo pairou sobre nossas vidas. No entanto, no meio de tanto medo e dúvidas, é possível listar alguns ensinamentos que esse ano nos deixou. 

 

Aprendemos a permanecer próximos, mesmo à distância. 

 

Somos seres sociais, e isso significa que precisamos de interação com outras pessoas. Neste ano, no entanto, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Com as recomendações de distanciamento social para tentar diminuir a taxa de transmissão da doença, acabamos perdendo a maioria das festas do ano, como por exemplo a páscoa, festas juninas. Mas o ser humano sabe se reinventar. Para contornar a situação vimos inúmeros casos de pessoas utilizando a tecnologia a seu favor. O importante é estar junto, não importa a distância. 

 

Demos mais valor ao nosso lar.

 

Devido a pandemia as crianças passaram a ter aula em casa e inúmeros trabalhadores adotaram a rotina de home office. Esse tempo extra em casa nos fez perceber a importância de ter um lar que reflita a nossa personalidade e a nossa cara. Quando estamos em um ambiente agradável e confortável, estudar ou trabalhar fica muito mais fácil. 

 

Descobrimos novos talentos.

 

Ficar tanto tempo em casa se refletiu também em aprendizados. Muitas pessoas descobriram novos hobbies ou até mesmo talentos que jamais imaginaram que tinham. É muito comum encontrarmos relatos de pessoas que despertaram seu lado decorador e botaram a mão na massa para dar uma nova cara a seus lares. Também houveram pessoas que descobriram a paixão pela culinária ou se aventuraram pelo mundo das artes plásticas. 

 

Aprendemos a dar valor.

 

O ano transformou toda a nossa relação com o mundo. Aprendemos a dar valor às pequenas coisas. Descobrimos o verdadeiro valor de um abraço bem apertado, uma gargalhada acompanhada ou até mesmo daquele tempo em que não estamos fazendo nada ao lado das pessoas que amamos, apenas sendo felizes. 

 

Embora todas as perdas que tivemos durante o ano, o fato é que ninguém vai passar por 2020 sem algum ensinamento. Nos encontramos em um grande período de reflexão e aprendizado, e temos que agradecer a toda a sabedoria adquirida. Quais foram os ensinamentos que o ano que está indo embora te deixou? E quais são seus planos e sonhos para 2021? Conte para a gente.

Pra você continuar lendo: