23/05/2019

Conheça alguns dos principais museus do interior de SP

O estado de São Paulo, como um todo, é repleto de histórias para contar! Por isso, muitas cidades paulistas têm importantes museus que nos ajudam a perceber como era a vida antigamente, quais os marcos de cada cidade, como esses momentos se relacionam com a própria história do Brasil e, por último mas tão importante quanto os demais, a cultura existente nos municípios em várias gerações. E, com as férias escolares cada vez mais próximas, que tal já programar um roteiro de viagem e conhecer os principais museus do interior de SP? Veja a lista:

Museu Solar do Barão – Jundiaí/SP

Site oficial
Localizado no centro de Jundiaí, o Museu Solar do Barão recebe esse nome por ter sido a antiga residência de Antônio de Queirós Teles (existem outras grafias para o nome, mas por ora vamos utilizar esta), conhecido como o Barão de Jundiaí, um dos principais produtores de café da então Vila de Jundiahy, que posteriormente se tornou o munícipio que existe hoje. O acervo conta com objetos da época, inclusive da visita do então imperador Pedro II, além de exposições artísticas diversas. Ah, não deixe de visitar o jardim, que tem uma beleza única, geradora de muita tranquilidade!

Museu Padre Lima – Itatiba/SP

Site oficial
O Museu Padra Lima contém, em seu acervo, importantes registros e objetos da trajetória itatibense: fotografias, máquinas, livros, quadros, instrumentos de trabalho e muito mais! Além disso, o espaço é utilizado para exposições temporárias diversas e como motor de atividades culturais e artísticas.

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão/SP

Site oficial
Inaugurado em 1978, o Museu Felícia Leirner trata-se de uma área com cerca de 35 mil metros quadrados, reunindo 85 obras da artista que dá nome ao museu ao longo de seus jardins, distribuídas seguindo o critério da própria Leirner. Ao longo do caminho, percebe-se a paixão da artista pela natureza – fator que a levou a se mudar da capital para Campos do Jordão.

Museu Casa de Portinari – Brodowski/SP

Site oficial

Antiga residência do renomado pintor Cândido Portinari, o Museu Casa de Portinari está localizado na cidade de Brodowski, a cerca de 300 km da capital. Lá, é possível encontrar diversas obras do autor, como murais e quadros (inclusive na capela que fica dentro da propriedade), além de objetos de uso pessoal e móveis da época em que o pintor morava no local.

Museu Índia Vanuíre – Tupã/SP

Site oficial

Um dos principais museus sobre os povos indígenas e o período de colonização do Brasil, o Museu Índia Vanuíre conta com duas coleções principais: a primeira trata-se da história de Tupã, município onde está localizado o museu; já a segunda contém em seu acervo objetos e artefatos de vários povos indígenas, como cerâmicas, objetos de caça, tecidos e outros.

Pra você continuar lendo: