25/06/2018

Jundiaí e Itália são mais próximas do que você imagina!

Ah, bela Jundiaí! Uma cidade rica em histórias e memórias.

Hoje, dia 25 de junho, comemoramos o Dia do Imigrante – uma data muito significativa. Pergunte para qualquer pessoa nascida na cidade: qual a sua descendência? E dentre todas as respostas, – ou pelo menos a maioria – a descendência italiana estará presente.

Por volta de 1880, os primeiros italianos pisaram na terra da coxinha de queijo buscando encontrar uma condição de vida melhor e, assim, começaram a escrever um capítulo muito importante na história da cidade. Por exemplo: foi a partir deles que a cultura do plantio de uva se desenvolveu e ganhou a proporção que vemos atualmente.

Hoje, 75% da população jundiaiense, é descendente de italiano – a sua maior concentração fica na região da colônia. Toda essa comunidade relembra a sua história nas famosas atrações – já tradicionais da cidade – “Festa da Uva e Festa della Colonia Italiana”.
Muitos dos costumes italianos foram agregados aos da população da região com o passar dos anos e, agora, fazem parte da cultura local. Dentre eles, falar alto e com muitos gestos é algo que surge sempre quando a conversa é boa, seja ela em português ou em italiano.

E vocês… conhecem mais características dos descendentes de italiano? Comenta aqui pra gente ler!

Feliz Dia dos Imigrantes

Pra você continuar lendo: