Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

20/12/2017

Dicas para não terminar o Natal no vermelho

Natal é tempo de muitas comemorações e de celebrar o ano que chega a seu fim. E com todos os gastos em confraternizações, happy hours, presentes, viagens, férias… as contas podem sair um pouco da programação. Neste momento o planejamento de suas contas e gastos extras pode te ajudar com as finanças.

Planejamento
Fazer o planejamento de seus gastos te ajuda não apenas a controlá-los como também a economizar. Comece listando todos os eventos: viagens, recepção dos amigos em casa, amigo secreto, happy hour, presentes. Desta forma você consegue ter uma real noção do valor que precisará. Com estes números em mãos, separe quais são as prioridades, o que você pode pagar e o que pode ser cortado da lista.

Ofertas
Cuidado com as ofertas e não compre mais do que necessário. Nesta época é comum grandes saldões e limpas de estoque. Lembre-se de que você não precisa de todos os itens ofertados. Coloque este gasto também em seu planejamento. Bem planejada, a compra em época de ofertas deve ser sua aliada para economizar. E não o inverso.

Presentes
Escolher um presente nem sempre é uma tarefa fácil. O valor em dinheiro não precisa ser o norteador de bons presentes. Quando a escolha leva em conta valores como uma personalização e carinho podem aumentar em muito a chance de ser o melhor presente que a pessoa irá receber. O consumo de presenter personalizados e do comércio local, além de ajudar o pequeno mercado, podem demonstrar todo seu carinho na escolha. Dê preferência à lugares e experiências únicas. Na maioria das vezes elas custam bem menos do que a ultima tendência da moda.

Imaginação
Use e abuse da sua imaginação para adaptar a decoração de natal ao seu orçamento para receber os amigos e as famílias. Ideias simples e que podem ser feitas em casa podem deixar tudo mais bonito e ainda ser uma tarefa divertida para as férias! O mesmo vale para a ceia de natal. O cardápio pode ter diversas opções como a troca de alguns ingredientes, planejamento do números de pessoas para evitar exageros. Outra alternativa é a compra com antecedência de alguns alimentos que podem ser congelados e tendem a ter o preço muito elevado nos dias mais próximos às festas.

Gastos com o cartão
Cuidado com a sensação de ter dinheiro para gastar com as compras no cartão. Hoje, os aplicativos dos bancos te ajudam a ter um controle destas contas. Use mais uma vez o planejamento e organização como seus aliados para que os gastos não ultrapassem o seu orçamento. Não esqueça de organizar os gastos parcelados também nesta conta!

Pra você continuar lendo: