Santa Angela Construtora
Santa Angela Construtora

Câncer de mama: como fazer o autoexame

O câncer de mama é uma multiplicação das células anormais da mama, que acabam formando o tumor. Atualmente, estima-se que ocorram 59.700 casos por ano no Brasil, mas as chances de cura são de 88%.

Há muitos tipos de câncer de mama, alguns mais agressivos do que outros. O auto exame é essencial para detectar o tumor em seu estágio inicial, assim as chances de curas são cada vez mais altas.

É recomendável que mulheres com mais de 20 anos já comecem a adquirir o hábito da prática do exame, durante sete dias no início no período menstrual e no caso das mulheres que estejam na menopausa, a prática deve ser feita uma vez ao mês.

Para aquelas que já passam dos 40 anos, é realizado a mamografia, um exame clínico para a detecção de problemas mais internos e que por toque não são detectados.

Como fazer o autoexame?
Há três formas de se fazer o auto exame:

1º em frente ao espelho:
Posicione-se em frente ao espelho e observe os dois seios, primeiramente com os braços “caídos”, depois coloque as mãos na cintura fazendo força. Em seguida coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

2º Em pé (pode ser durante o banho):
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça e com a mão direita esticada examine a mama esquerda, para isso divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Detalhe: use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas, para não se machucar.
Faça também movimentos circulares, de cima para baixo e por fim repita os movimentos na outra mama.

3º Deitada:
Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão, depois apalpe a metade externa da mama e em seguida apalpe as axilas. Por fim é só inverter o procedimento para a mama esquerda.

Se sentir algum nódulo ou incomodo na hora de realizar o procedimento, não hesite em procurar ajuda médica, assim as chances de detectar alguma anormalidade e curá-la é muito maior.

Cuide do seu corpo, cuide de você <3


Última notícia

Mais lida

Você também vai gostar de:

Central de vendas ▾

Santa Angela Construtora Envie

um e-mail

Santa Angela Construtora Ligue

11 4497-0801

Whatsapp

11 9 7300-2300

Santa Angela Construtora Deixe

seu número