17/04/2020

A evolução da higiene em casa com o passar dos anos

Se você está passando bastante tempo em casa devido à pandemia de Covid-19, já deve ter se perguntado que medidas tomar, além do isolamento e da correta higienização das mãos e utensílios compartilhados, certo? Você sabia que muito do design presente em nossos lares surgiu em decorrência de outras grandes epidemias, como a Gripe Espanhola?

 

Segundo a professora de História da Arquitetura, Juliana Suzuki, as medidas sanitaristas tomadas pela Europa, no final do século 19, tiveram grande importância para o design do mobiliário dos últimos séculos.

Foi nessa época que os cientistas começaram a entender a transmissão das doenças que afetavam a população. Acreditavam-se muito que o ar era o principal vetor de doenças, levando muitas pessoas para longe dos grandes centros para respirar “bons ares”.

A partir dessa época, o estudo da origem e disseminação das doenças começou a ganhar força. Antes, tarefas básicas como a higiene das mãos e das casas não eram muito frequentes, sendo necessária a implementação de medidas governamentais para promoção da higiene. Com o tempo, as práticas de higiene se mostraram efetivas e passaram-se a virar rotina.

Confira alguns itens de mobiliário que foram criados ou popularizados com o propósito de conter doenças infectocontagiosas:

Azulejo

Após serem muito usados em paredes de hospitais, o azulejo se popularizou dentro das residências. Por serem associados a ambientes livres de germes e à limpeza, passaram a ser usados dentro de casa. Sua superfície clara, lisa e de fácil limpeza permite que a sujeira seja facilmente identificada e removida.

Lavabo

O lavabo surgiu com o objetivo de não compartilhar o banheiro com estranhos, em um período em que era comum a entrega de mantimentos em casa (leite, ovos etc.). Desta forma, um banheiro perto da entrada da casa era conveniente para caso uma visita quisesse utilizá-lo.

Armários

Antigamente, era muito comum que as roupas fossem guardadas em muitos móveis independentes espalhados pelo quarto. Para facilitar a limpeza dos quartos, o uso de armários se tornou mais frequente, visto a quantidade de pó acumulada em pesados guarda-roupas.

 

Interessante pensar em como nos adaptamos frequentemente para vencer as dificuldades, né? Como você acha que a pandemia do novo Coronavírus irá afetar nosso estilo de vida? Com certeza é algo para se pensar.

Fonte: https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/como-as-epidemias-da-historia-moldaram-o-design-atual-da-casa/

Pra você continuar lendo: