Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

04/09/2015

7 curiosidades sobre o Dia da Independência em Jundiaí

O desfile de 7 de setembro é tradicional em Jundiaí! No ano passado o evento reuniu aproximadamente quinze mil pessoas e espera ter um sucesso de público novamente nesse ano! Mas, você sabia que nem sempre ele aconteceu neste endereço? E que em 2015 há novidades? Veja essas e outras curiosidades abaixo!

1- Nem sempre o desfile aconteceu na Luiz Latorre. Em 2009, por exemplo, ele foi realizado na Avenida Nove de Julho e em décadas anteriores foi no centro da cidade, mais precisamente na Rua do Rosário.

2- O desfile em comemoração a data já foi obrigatório em escolas de todo o país, mas agora é facultativo. Este ano 37 grupos desfilam para a população. Para participar, eles precisaram se inscrever.

3- Dentre os participantes há orgãos policiais, escolas, grupos de escoteiros, clubes de jeep, fuscas, motociclistas e mais.

4- Jundiaí é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a manter o evento cívico. E o melhor, com a participação de muitos moradores da cidade.

5- Em 2015, o evento terá novidade: Dez barracas de gastronomia atenderão todos os presentes, além das barracas de artesanato. Esses comerciantes já são conhecidos dos jundiaienses e participam de eventos como o Sexta no Centro.

6- A data é comemorada desde 1822, quando Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação a Portugal, porém os desfiles só começaram a acontecer muito depois.

7- A independência do Brasil só chegou a Jundiaí 35 dias após a sua proclamação. Os habitantes de Jundiaí ficaram sabendo através de reuniões na frente da casa de Antonio De Queirós Teles, pai do futuro Barão de Jundiaí, que havia muitas discussões na capital do império a respeito da constituição brasileira.  muito legal! o que está pensando para ilustrar cada uma?

Fonte: Jundiaí na História e Memorial do imigrante.

Pra você continuar lendo: