30/11/2016

5 dicas para usar bem o 13º salário

Chegou o dia 30 de novembro, data em que muitas pessoas recebem a primeira parcela do famoso décimo terceiro salário, que dá aquela ajudinha quando o ano está acabando. No entanto, é necessário planejar bem o que fazer com esse benefício e não cair em tentações desnecessárias.

A gente separou 5 dicas para que você possa aproveitar da melhor maneira o seu décimo terceiro salário:

 

Tem planos para o futuro?

Pense em todos os objetivos que você traçou para o seu futuro, tanto a longo quanto a curto prazo: uma viagem, um carro novo, um apartamento, um curso… existem tantas coisas que podemos ter como meta! Se você possui algum desses objetivos, talvez seja melhor guardar o seu décimo terceiro salário em uma conta poupança para gastá-lo com os seus sonhos.

 

Presentes de Natal

Outra boa opção é já aproveitar a primeira parcela do 13º para já comprar os presentes de Natal da família. A partir do dia 01/12, por exemplo, as lojas do centro de Jundiaí já começam a ficar abertas até às 22 horas. Isso pode ser perfeito para você sair do trabalho e ainda ter tempo de pechinchar por preços melhores!

 

Sobre dívidas

Se você está com a conta no vermelho, talvez a melhor coisa seja segurar os impulsos e usar esse dinheiro para quitar suas dívidas. Assim você pode usar tanto o salário de dezembro ou a segunda parcela do 13º para fazer as compras ou guardar uma quantia para os seus objetivos no futuro.

 

Que tal investir?

Se você não precisa nem pretende usar esse dinheiro agora, você pode investi-lo em alguma modalidade oferecida por bancos. Existem inúmeros tipos, que vão desde investimentos mais seguros como a poupança até outros que possuem um nível de risco (e, consequentemente, de lucro) maior. Analise bem as opções e não se esqueça de consultar especialistas para saber como melhor aplicar o dinheiro.

 

Móveis novos

Como o Natal é mais procurado para bens de consumo rápido, você pode aproveitar a época e o décimo terceiro salário para fazer aquelas compras para casa que você não pode realizar antes, como uma cama nova, novos armários para cozinha e muitas outras coisas para o seu lar!

 

O décimo terceiro pode ser ótimo quando você sabe utilizá-lo corretamente, alinhando sua realidade financeira com os seus sonhos para o futuro. E claro, dá aquela ajuda no final de ano tanto para presentes quanto para uma deliciosa ceia de Natal com toda a família!

Pra você continuar lendo: