21/12/2015

10 dicas para organizar a casa após as festas

Na hora de escolher o local da festa de Natal ou ano Novo você quase desistiu de realizá-la na sua casa só de pensar na bagunça e o trabalho que a limpeza vai dar?  Veja abaixo algumas dicas:

1. A bagunça faz parte e você já está ciente disso, então não tente controlar os passos de seus convidados já recolhendo tudo que eles espalham. Apenas limite os espaços em que eles podem estar, como sala e cozinha.

2. Se quer facilidade na limpeza, opte por por pratos e copos descartáveis. Atualmente, há muitas opções desse tipo de utensílio e você pode ganhar melhor aparência com uma boa decoração.

3. Os descartáveis também são opção para distribuir a farta comida que ficou entre seus convidados. Assim você não a acumula, evitando desperdícios e insetos.

4. Opte por garrafas de bebidas retornáveis. Assim que elas ficarem vazias junte-as num canto específico e peça para que os convidados façam o mesmo.

5. Não deixe faltar cestos de lixo e oriente os convidados para que todos saibam onde eles estão e que tipo de dejeto colocar em cada um deles.

6. Utilize aromatizadores, inclusive naturais como laranja e limão, como parte da decoração durante e depois da festa. Dessa forma, você evitar que cheiros fortes como de fritura e cigarro fiquem impregnados.

7. Invista em uma decoração caprichada e minimalista para dar sensação de amplitude ao espaço. Do contrário, a poluição visual pode acabar se parecendo com bagunça.

8. Junte os papéis de presentes que não foram totalmente rasgados para reutilizar em outros embrulhos e para encapar objetos. Se você os recolher assim que os presentes forem abertos a aparência de bagunça já diminui consideravelmente.

9. Coloque todas as toalhas de mesa e outros tecidos utilizados nas festas para lavar. Os banheiros também sofrem com as festas, além de lavados, devem ter as toalhas e tapetes trocados.

10. Após as festas, você pode começar a limpeza pela cozinha, que normalmente é o local que fica mais sujo e bagunçado.

Fonte: Bolsa de Mulher e O Globo.

Pra você continuar lendo: