Área do Corretor: Entrar

11/07/2025

Santa Angela promove SIPAT 2025 com foco em segurança, saúde mental e qualidade de vida

Entre os dias 23 e 27 de junho, a Construtora Santa Angela realizou mais uma edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), reforçando o compromisso com a segurança, o bem-estar e a saúde integral de seus colaboradores.

A edição de 2025 teve como destaque a integração entre cuidados físicos e emocionais, com uma programação que envolveu palestras reflexivas e inspiradoras nos canteiros de obras e no escritório administrativo. A organização do evento ficou a cargo da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio), liderada por sua presidente, Caroline Alves Tedeschi, da SPE 27 Gioviale, que destacou a importância de retomar temas como saúde mental no ambiente de trabalho. 

“A SIPAT, para nós que estamos na CIPA, é um grande evento. Envolve muita organização, programação, reuniões e decisões em conjunto. Neste ano, retomamos o assunto da segurança e da saúde mental, e como essas duas questões afetam significativamente a rotina de qualquer colaborador”, explicou. 

Segundo ela, os temas escolhidos foram pensados para provocar reflexões reais sobre o cuidado com a mente e o corpo. “Temos o hábito de dizer que nossos problemas não acabam quando passamos pela catraca e acessamos a obra. Carregamos nossos desafios e, felizmente, temos notado que os colaboradores estão buscando entender e reconhecer as questões relacionadas à saúde mental. Muitos já procuram auxílio profissional. Essa semana é importante por isso: para inspirar todos a refletir e pensar em como estão se cuidando”, completou. 

Segurança, saúde mental e qualidade de vida

Mirena Ferragut Gallo abordou o tema “Segurança Psicológica no Trabalho”, com base nos livros “The Fearless Organization”, de Amy Edmondson, e “You’re Not Listening”, de Kate Murphy. A palestra destacou a importância de criar ambientes corporativos emocionalmente seguros, nos quais as lideranças estimulem a escuta ativa, o aprendizado coletivo e o fim da cultura do silêncio. “Buscamos estimular o aperfeiçoamento de um ambiente corporativo livre do medo, onde as pessoas se sintam ouvidas e respeitadas”, comentou a gerente executiva Jurídica da construtora. 

 

Lidiane Amorim apresentou a palestra “O que realmente importa? Segurança, Família e Vida”, reforçando os pilares essenciais que devem orientar as decisões dentro e fora do ambiente profissional. Já Gabriel dos Reis Silva falou sobre “Qualidade de Vida e Atividade Física no Ambiente Corporativo”, incentivando os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis e a se manterem ativos como forma de prevenir doenças e melhorar o desempenho no dia a dia. 

A palestra de Regiane Colodo abordou um tema sensível: os jogos de azar. Com o tema “Jogos de Azar e Saúde Mental: Como tudo começa, quais as consequências e como prevenir”, ela alertou sobre os riscos do vício e seu impacto silencioso na vida pessoal, familiar e profissional.

A SIPAT 2025 foi marcada pela participação ativa dos colaboradores, por momentos de troca e aprendizado e por uma atmosfera de escuta e acolhimento. Com iniciativas como essa, a Santa Angela reforça seu compromisso com a construção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanizados.

Pra você continuar lendo: