Área do Corretor: Entrar

12/08/2019

Povos indígenas que habitavam em Jundiaí

A cidade de Jundiaí, localizada a 58km de São Paulo, antes de ser colonizada, era uma terra habitada por povos indígenas. Sua influência na região permeia até os dias atuais, e em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no mês de agosto, iremos contar sobre a importância desses povos para essa cidade.

 

Os povos indígenas da região de Jundiaí

 

Até o início do século XVII, a região de Jundiaí era exclusivamente habitada por povos indígenas.

Diversos grupos viviam em clãs familiares, sendo estes nômades. Já outros, eram sedentários, de origem tupi-guarani, e se dedicavam à produção de mandioca e milho através da agricultura de coivara, ou seja, um trecho da mata era queimado e utilizavam para produção. Quando a terra se esgotava devido à utilização das queimadas, mudavam para outro local e agiam do mesmo modo.

Os povos indígenas que habitavam as terras de Jundiaí eram guerreiros, bons caçadores e pescadores. Organizavam-se em aldeias compostas por cabanas circulares, feitas de tronco e cobertas de palha. Em cada uma delas, moravam várias famílias aparentadas entre si.

 

O Mito do Curuquim

 

Você já reparou que no brasão da cidade de Jundiaí existe um índio tão grande quanto as árvores? ?

 

Este é o mito do Curuquim: um índio gigante que vivia na Serra do Japi. Sua lenda era popular na época da colonização da cidade e se tornou um símbolo presente no brasão de Jundiaí, que representa, até hoje, os povos indígenas que habitavam a cidade.

A influência dos imigrantes italianos é muito lembrada pelos moradores da cidade, porém, não podemos deixar de lembrar da história de nossos primeiros habitantes, os originais desta terra, que nomearam a cidade e deram origem à nossa querida Jundiaí.

Pra você continuar lendo: