Área do Corretor: Entrar

12/08/2025

Construtora Santa Angela promove o Lean Day e reúne profissionais da construção civil para troca de experiências e boas práticas

No dia 30 de julho, a Construtora Santa Angela promoveu o Lean Day, evento que reuniu profissionais e empresas da construção civil para uma tarde de troca de experiências, apresentação de cases de sucesso e intercâmbio de boas práticas. A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado pela construtora em 2022, com a aplicação das filosofias Lean Construction e Lean Office, voltadas à eliminação de desperdícios, otimização de processos e maximização de resultados. 

Equipe da Mac Lucer

Além da equipe da Santa Angela, com a presença do CEO Alexandre Benassi, o evento contou com a participação de representantes da Applausi Construtora, Ascen Empreendimentos, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, F.A. Oliva, Longitude, Mac Lucer, MZ3 Engenharia e Prevision.

Giancarlo (CTE), Fabio e Taini Santa Angela

Segundo Taini Scuira, analista de Planejamento da Santa Angela e coordenadora do evento, o Lean Day foi estruturado em duas partes: a primeira voltada ao Lean Construction, com os cases do empreendimento Jardins do Horto e da MZ3 Engenharia (Kingdon Tower), e a segunda sobre Lean Office, com apresentações da Prevision e do CTE. “Este evento foi pensado para promover o compartilhamento de ideias e reforçar que tudo aquilo que mapeamos e estruturamos tem sido colocado em prática, com resultados muito importantes para o dia a dia das obras e dos demais departamentos”, afirmou Taini. 

Giancarlo de Felippi (CTE)

O consultor Giancarlo De Filippi, do CTE, apresentou os fundamentos da filosofia Lean, que tem como premissa “fazer mais com menos”. Ele destacou os sete tipos de desperdício — retrabalho, transporte, movimentação, processamento desnecessário, superprodução, espera e estoque — e como ações cotidianas podem combatê-los. “A ideia é manter o foco no cliente, eliminando atividades que não agregam valor ao projeto e promovendo fluxos de trabalho mais eficientes, com previsibilidade, comunicação e colaboração entre todos os envolvidos”, explicou.

A engenheira civil Lidiane Vita Amorin da Silva, responsável pelo Jardins do Horto, compartilhou a experiência da equipe com a implementação do Lean Construction. “Criamos uma ‘sala de guerra’, com todas as informações da obra, para que todos tivessem clareza sobre o andamento, os procedimentos e os materiais utilizados. Se todos não comprarem a ideia, a mudança não acontece”, afirmou. 

Lidiane Vita Amorin da Silva, Santa Angela

Durante sua apresentação, Lidiane apresentou o depoimento de Lúcio Limeira Alves, empreiteiro da Lourenço Neto, empresa parceira da Santa Angela desde 2011. “A melhor mudança promovida por essa nova forma de trabalhar foi o diálogo. A comunicação flui e conseguimos antecipar pequenos problemas do dia a dia”, relatou.

Felipe e Sabrina da MZ3 Engenharia

Representando a MZ3 Engenharia, o diretor Felipe Manzano e a engenheira de Planejamento Sabrina Chaib apresentaram o case do Kingdon Tower, o maior empreendimento do Vale do Paraíba. Após mapear o fluxo de trabalho e aplicar os princípios Lean, a empresa conseguiu reduzir o ciclo de produção de 10 para 5 dias mais o sábado. “Nosso objetivo era reduzir os ciclos e padronizar processos para aumentar a produtividade no canteiro de obras. A construção civil ainda é muito empírica e quem não adotar o Lean desde o início do projeto vai ficar para trás”, alertou Felipe.

Acompanhando os processos por cronoanálise, a MZ3 conseguiu identificar gargalos, reorganizar tarefas e alcançar maior eficiência, mantendo o equilíbrio entre qualidade, segurança e custo. “Tudo se resume à comunicação com as pessoas. Entender as novas gerações é um desafio, mas também uma grande oportunidade”, concluiu. 

Na segunda parte do evento, dedicada ao Lean Office, o foco foi a otimização de processos administrativos. A Prevision e o CTE apresentaram cases que evidenciam os ganhos em eficiência e clareza de processos com a aplicação da filosofia Lean em ambientes corporativos.

Francisco e Vinícius da Prevision

Representada pelos engenheiros civis Vinícius Pedro Sousa de Lima e Francisco Reinert Adell, a Prevision abordou os desafios enfrentados com o planejamento descentralizado e obsoleto, falta de indicadores e a desconexão entre setores. A partir da adoção de um cronograma único em Gantt e Kanban, os processos foram integrados e os dados centralizados, permitindo uma gestão mais estratégica. “Hoje sabemos o que fazer, quando fazer e quem é o responsável. A comunicação entre os setores melhorou e o alinhamento entre áreas como engenharia, marketing, comercial e financeiro se tornou realidade”, destacaram, citando o case de sucesso da Incorporadora RFM. 

Já o CTE, com Juliana Pasotto Thamires e Caio Thomaz, apresentou experiências bem-sucedidas em empresas parceiras. Eles reforçaram o papel do centro como catalisador na formação Lean, promovendo a união entre conceitos e pessoas para potencializar resultados e aumentar a efetividade dos processos. Ao questionar o público sobre o que é Lean, constataram que todos já estavam familiarizados com os principais conceitos: eliminação de desperdícios, padronização de tarefas e melhoria no fluxo de informações.

Palestrantes: Giancarlo (CTE), Felipe (MZ3), Sabrina (MZ3), Taini (Santa Angela), Fábio (Santa Angela), Lidiane (Santa Angela), Caio (CTE), Juliana (CTE), Vinicius e Francisco (Prevision)

O evento foi encerrado com um happy hour, promovido pela Santa Angela, fortalecendo ainda mais o espírito colaborativo entre os participantes e o compromisso com a evolução contínua do setor da construção civil.

Pra você continuar lendo: