Área do Corretor: Entrar

26/06/2023

Como criar um jardim vertical na sua casa?

Todo mundo gosta de uma boa dica, não é mesmo? Ainda mais se for DIY. Opa, mas vamos com calma! Primeiro, vamos te explicar o que exatamente significa esta sigla. DIY vem do inglês “Do it yourself”, que traduzido significa “Faça você mesmo(a)”. Agora que você entendeu o conceito, bora botar as mãos na massa, ou melhor, na terra? 😉

Reunimos as dicas da empresária Carla Ganeo, que ama trabalhos manuais e plantas. Ela nos orientou neste passo a passo bem legal para montar um jardim vertical em casa ou na varanda do apartamento. Você pode ainda plantar temperos e verduras e ter a sua própria horta. Carla explicou que com R$ 150,00 você pode montar o seu jardim.

O que você vai precisar:

– Ripas de peroba (madeira que resiste mais ao sol e chuva)

– Verniz Marítimo (para envernizar a armação)

– Calhas de alumínio ou PVC ou floreiras

– Copos descartáveis

– Terra preta adubada

– Mudas ou sementes de flores, temperos ou verduras

– Buchas e parafusos para fixar a armação na parede e as floreiras na armação

– Pregos e martelo

PASSO 1

Construção da Armação para o Jardim Vertical

O primeiro passo começa com a montagem da armação com as ripas de peroba. Carla explicou que a Peroba é a madeira ideal para este tipo de uso, por mais resistente ao sol e à chuva. Defina o espaço entre as fileiras de ripas, de acordo com o tamanho das floreiras que você for usar. No caso da foto, Carla deixou um espaço de 20 cm entre as ripas.

PASSO 2

Montagem da Incubadora

Os copinhos descartáveis vão funcionar como incubadoras para as mudas ou sementes que você escolher, seja de flores ou pequenas plantas, seja de temperos e verduras para a sua cozinha. Carla explicou que é preciso fazer pequenos furos no fundo do copo, com um prego, para a passagem de água. “Depois que germinar as sementes, conte 30 dias antes de passar para a floreira: este é o tempo necessário para formação da raiz”, aconselhou.

PASSO 3

Proteger a armação com verniz

Carla ressaltou que por ficar exposta ao sol e chuva, é importante impermeabilizar a armação, protegendo com verniz marítimo. “O verniz protegerá o jardim vertical por 3 ou 4 anos. Esta ação é importante para que a madeira não queime e não escureça com o tempo”, reforçou.

PASSO 4

Instalação das floreiras

Você vai precisar de uma furadeira, buchas de pressão e parafusos para instalar tanto a armação na parede, quanto as floreiras na armação. “Eu prefiro as buchas de pressão, cuja fixação é melhor para sustentar todo o peso”, alertou.

PASSO 5

Aproveitar a beleza do seu Jardim Vertical

Carla aconselhou que para ervas, temperos e verduras, a rega deve ser diária. Já para flores, você poderá regar a cada 3 dias. Como estamos no período do inverno, ela orientou a comprar uma rede ou tela para proteger as plantas. “A maioria dos materiais para o Jardim Vertical é possível encontrar nas lojas de variedades ou casas de agropecuária”, indicou Carla.

Investir na decoração da nossa casa ou apartamento traz uma sensação de satisfação e prazer, ainda mais quando fazemos com nossa própria garra e esforço! Pode dar trabalho, mas acredite, vale a pena investir no seu cantinho, pois assim ele fica, cada vez mais, com a cara do seu lar doce lar.

Pra você continuar lendo: