Área do Corretor: Entrar

26/12/2023

A vida pede equilíbrio: como cuidar da sua saúde mental

Existe uma preocupação intensa com a saúde física: estamos sempre nos dedicando a ir para a academia, praticar algum esporte, ter atenção ao nosso corpo e ao desenvolvimento dele. Entretanto, além da saúde física, a saúde mental também precisa de atenção. Afinal, nosso corpo é resultado do equilíbrio do corpo e da mente. 

Mas como cuidar da saúde mental no dia a dia, indo além da terapia, que é tão recomendada? Ao longo deste artigo, você encontrará algumas dicas de como realizar esse cuidado com respeito ao seu corpo e aos seus limites. Boa leitura!

O que é saúde mental?

Falamos tanto sobre saúde mental, só nos esquecemos de trazer o que ela é. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. 

Ou seja, vai muito além da ausência de doenças mentais. Uma pessoa que tem boa saúde mental é capaz de lidar com as mudanças da vida e enfrentar os desafios que surgem eventualmente neste percurso. Mas além disso, essa pessoa também consegue perceber suas dificuldades e buscar ajuda para lidar com elas. 

Podemos resumir que saúde mental é estar bem consigo e com as pessoas que convivem ao seu redor, entender que na vida existem desafios e precisamos lidar com eles, é lidar com as emoções boas e também com as inquietantes, buscar ajuda quando necessário e reconhecer o seu limite.

Formas de cuidar da saúde mental

A vida é muito boa, mas também tem seus desafios diários e aquelas cobranças de rotina que são naturais, mas podem desgastar a nossa saúde mental. Para evitar que a sua mente adoeça, algumas atitudes podem transformar seu estado emocional. Confira abaixo as dicas! 

Mantendo relações saudáveis 

Os relacionamentos sociais são importantes para nosso bem-estar emocional. Reserve tempo para as pessoas que você ama e cultive amizades saudáveis. Para manter essas relações com afeto e de forma saudável, se comunique com o outo de forma aberta, com honestidade, além de respeito e confiança. 

Se alimentando melhor 

A alimentação saudável, a prática regular de atividade física e o sono de qualidade são essenciais para a saúde física e mental. Uma boa alimentação fornece os nutrientes adequados para que o corpo e a mente funcionem bem. Alguns alimentos que são especialmente benéficos para a saúde mental incluem: 

  • Frutas e vegetais: as frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são essenciais para a saúde do cérebro. 
  • Peixes: os peixes são uma boa fonte de ômega-3, um ácido graxo que ajuda a proteger o cérebro contra danos. 
  • Leguminosas: as leguminosas são uma boa fonte de proteínas e fibras, que ajudam a manter o corpo saciado e a reduzir a ansiedade. 
  • Grãos integrais: os grãos integrais são uma boa fonte de fibras, que ajudam a regular o intestino e a controlar o açúcar no sangue. 

Praticando exercícios regularmente 

A prática regular de atividades físicas é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu corpo e pela sua mente! Ao se exercitar, você reduz o estresse, a ansiedade, a depressão, melhora sua saúde respiratória e cardiovascular, além de melhorar o seu humor e contribuir para o aumento da sua autoestima. 

Investindo em boas noites de sono 

Nada mais prazeroso do que ter uma boa noite de sono! Entretanto, o sono de qualidade proporciona muito mais que descanso merecido para o corpo.  

De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, é durante o sono que acontecem as principais funções restauradoras, além de ter a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes, consolidação da memória, regulação do humor e redução do estresse. 

Enfrentando os desafios 

A vida é cheia de desafios e não podemos simplesmente ignorá-los, não é mesmo? Por isso, a melhor forma de manter a saúde mental é enfrentando e lidando com as situações que fogem do nosso controle e que causam sentimentos desconfortáveis. E quando você perceber que não consegue lidar sozinho, busque ajuda profissional. 

Invista em você! 

Em um mundo movido por desafios diários, a importância de cuidar da saúde mental não pode ser subestimada. À medida que reconhecemos a complexidade de nossas vidas modernas, fica claro que dedicar tempo e esforço ao cuidado da mente é uma necessidade premente, não um luxo. 

Entender que o autocuidado não é egoísmo, mas uma prática essencial, é o primeiro passo para uma vida mentalmente saudável. Ao incluir na sua rotina bons hábitos, buscar apoio quando necessário e cultivar um diálogo aberto sobre a saúde mental, criamos um ambiente melhor para incluir o bem-estar emocional. 

Por fim, lembre-se de que quando você cuida da sua vida, da sua saúde, consequentemente está pronto pra se dedicar ao outro quando for necessário. Ninguém entrega para o outro aquilo que não te pertence. Que em 2024 você possa ser mais para si! ❤️ 

Pra você continuar lendo: