Área do Corretor: Entrar

20/05/2024

Santa Angela é apresentada como caso de sucesso em evento sobre Governança Corporativa na OAB Jundiaí

Desde 2016, a Construtora Santa Angela vem trilhando uma jornada em direção à excelência em governança corporativa. Os resultados expressivos alcançados até agora foram apresentados como caso de sucesso durante o evento Governança Corporativa e Advocacia, promovido pela OAB Jundiaí, na sexta-feira, dia 10 de maio. A diretora executiva do Departamento Jurídico, Mirena Ferragut, palestrou pela Santa Angela no evento que contou ainda com a presença do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e apoio do CIESP Jundiaí.  

O presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro coordenou os trabalhos e falou sobre a importância do tema. Ao lado de Maíra Torelli, coordenadora do IBGC, Ungaro assinou uma parceria entre as duas instituições para reforçar o compromisso da OAB Jundiaí com o tema. “Entre os benefícios desta parceria está o desconto de 10% para os nossos mais de 5 mil advogados em todos os cursos oferecidos pelo IBGC”, anunciou, convidando a diretora do Departamento Jurídico do CIESP Jundiaí, Elizabeth Broglio, para assinar o documento como testemunha da parceria.

“É uma honra participar deste momento e do debate de um tema tão importante. Como entidade que representa a indústria de Jundiaí e região, o CIESP Jundiaí não poderia deixar de apoiar um evento tão importante para a comunidade empresarial”, destacou, representando o diretor titular, Marcelo Cereser. 

 

Fernando Aguirre O. Júnior (IBGC); Dra. Mirena Ferragut Gallo (Santa Angela); Gustavo Ungaro (presidente da OAB Jundiaí); Maíra Torelli (IBGC); Dra. Elizabeth Broglio (CIESP Jundiaí); Eduardo Lacerda Fernandes (IBGC)

Mirena explicou que em meados de 2016, a Santa Angela passou por uma reestruturação visando uma implementação mais efetiva da governança corporativa. “Esta reestruturação foi expressiva para a continuidade do seu desenvolvimento. De controle e gestão familiar, a empresa passou então para uma gestão mista, familiar e profissional, numa nova estrutura de sócios, conselho consultivo e diretor presidente”, contou. 

Dra. Mirena Ferragut Gallo

A Santa Angela foi um exemplo emblemático de como uma abordagem focada em governança pode não apenas fortalecer as relações com os públicos internos e externos, mas também impulsionar resultados expressivos em termos de segurança jurídica e transparência.

“A governança corporativa, na essência, é um compromisso com a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade em todas as camadas da gestão empresarial. A Santa Angela abraçou as práticas de governança, estabelecendo padrões elevados de conduta e ética em todas as suas operações”, explicou, lembrando que ao longo dos anos, esta postura proativa tem se refletido não apenas em uma reputação sólida no mercado, mas também em relacionamentos robustos com investidores, colaboradores e parceiros comerciais.

Uma das principais características da jornada de governança da Santa Angela tem sido o seu compromisso com a transparência e o respeito em todas as relações. “Nossa empresa tem implementado políticas e práticas garantindo que todas as partes interessadas tenham acesso igualitário aos dados necessários para tomar decisões informadas. Esse alto nível de transparência não apenas fortalece a confiança dos investidores e clientes, mas também contribui para um ambiente interno de colaboração e comunicação aberta”, explicou, reforçando que esta mudança de mentalidade vem inspirada do topo, passando por todas os níveis hierárquicos da empresa.  

A diretora Jurídica explicou ainda que em 2017, foram criadas as políticas estruturantes para a prática da Governança:  Política de Conflito de Interesses e transações com partes relacionadas; Política de Doações; Política Financeira; Política de Endividamento; Política de Distribuição de Lucros; Política para Provisão de Créditos de Liquidação Duvidosa; Política de Incentivos.

“Um dos pontos positivos da implantação destas políticas foi a coesão com o tom que vem do topo, coerência com a identidade, a partir da estrutura e das práticas de governança (políticas) aumentam a segurança e a confiança na organização, de acordo com os feedbacks dos colaboradores”, explicou, apresentando o Manifesto da Liderança de 2022 sobre os 40 anos da construtora.  

Além disso, a Santa Angela tem demonstrado um compromisso contínuo com a responsabilidade em suas práticas de gestão. “Esse foco implacável na responsabilidade não apenas protege a empresa de potenciais riscos legais, mas também cria um ambiente de trabalho seguro e ético para todos os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho proativo e colaborativo”, completou. Durante sua apresentação, Mirena também falou sobre a história da construtora e sua missão de “construir o sonho de morar bem, com excelência nos detalhes e respeito nas relações”. 

Além de Maíra Torelli, coordenadora do IBGC, participaram ainda Eduardo Lacerda Fernandes, vice coordenador geral do Capítulo IBGC – Interior Paulista, que apresentou os detalhes da 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, cuja cópia foi entregue para todos os presentes; e Fernando Aguirre O. Júnior, coordenador Geral do Capítulo IBGC – Interior Paulista, que falou sobre o instituto e a importância do tema para toda a comunidade jurídica.

Dr Daniel Neves (OAB); Dr. Daniel Martinelle (OAB Jundiaí), Dra. Mirena Ferragut Gallo (Santa Angela); Fernando Aguirre O. Júnior (IBGC); Maíra Torelli (IBGC); Eduardo Lacerda Fernandes (IBGC).

Pra você continuar lendo: