Santa Angela Construtora
Santa Angela Construtora

Novembro Azul na Santa Angela

Depois de trabalhar a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, durante todo o mês de outubro, agora é a vez dos homens. Semanalmente, a Construtora Santa Angela vai divulgar informações sobre a doença, formas de prevenção, além de incentivar bons hábitos e a importância dos exames preventivos e visitas ao médico periodicamente. As divulgações serão às sextas-feiras, dia em que todos os colaboradores estão convidados a vestir azul em alusão à campanha.
A campanha Novembro Azul começou em 1999. No exterior, a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Na Austrália, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. A ideia é espalhar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina. O foco principal é o câncer de próstata. No Brasil, a campanha foi disseminada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Estatísticas indicam que:
• Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;
• Um em cada seis homens é alvo da doença; há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
• Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
• É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, o que aumenta ainda mais a necessidade de realização dos exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue. Os exames são complementares e ambos devem ser feitos.
Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva o que impede, na maioria das vezes, que a doença seja descoberta somente quando os sintomas começam a aparecer, numa fase já mais avançada. É importante alertar que em fase inicial, as chances de cura são muito maiores.
Como detectar a doença? Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns aparecem apenas no estágio avançado da doença: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.
A doença pode acometer homens acima dos 50 anos de idade, faixa etária em que o Ministério da Saúde aconselha a fazer os exames anualmente. Mas, como homens com história de câncer na família correm mais risco, é aconselhável o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:
• Uma dieta saudável: rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, evite gorduras, principalmente, de origem animal;
• Atividade física: ao menos 30 minutos, cinco vezes na semana;
• Controle de Peso: evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo;
• Diminuir o consumo de álcool;
• Não fumar: essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.
Fonte das Informações: Instituto Lado a Lado pela Vida.


Última notícia

Mais lida

Você também vai gostar de:

Central de vendas ▾

Santa Angela Construtora Envie

um e-mail

Santa Angela Construtora Ligue

11 4497-0801

Whatsapp

11 9 7300-2300

Santa Angela Construtora Deixe

seu número