21/07/2015

Dicas para ter cães em apartamentos

Ter um animal de estimação é uma tarefa que requer cuidado e carinho. No apartamento, isso deve acontecer com mais atenção para que a convivência com a família, amigos e vizinhos seja sempre a melhor possível. Veja algumas dicas para escolher o cão ideal e também para mantê-lo feliz!

Como escolher a melhor opção?

O porte do animal nem sempre é o fator decisivo para levá-lo morar no apartamento. Tudo bem que o espaço conta muito e, às vezes, fica inviável ter um cão muito grande, mas é preciso pensar também no temperamento do pet. Observe algumas reações:

  • Baixo nível de ansiedade
  • Pouca tendência a latir, especialmente sem necessidade
  • Alto nível de independência
  • Baixo nível de atividade física diária

Nesses aspectos, enquadram-se raças como Maltes, Bichon Frisé, Pug, Buldogue Frances; Boston Terrier e West Terrier. Mas, toda regra tem sua exceção, então, se puder, observe o bem. As vezes, um vira-lata que atende o que você precisa também pode ser uma boa opção.

Distrações

Em qualquer ambiente fechado é preciso entreter os cães, especialmente, se os donos passam longos períodos fora. Para isso, há diversas opções de acessórios. Veja alguns:

  • Brinquedos que liberam petiscos aos poucos podem entreter os cães por horas. No mercado há diversos tamanhos e formatos disponíveis.
  • Brinquedos que fazem barulho chama a atenção dos pets e garantem a diversão.
  • Brinque de caça-ração e ao invés de deixar tudo no pote, distribua pequenas quantidades por diferentes partes da casa.
  • Sessões de adestramento ajudam a aliviar o estresse e tédio do animal, além de ensiná-lo novos comportamentos.
  • Mantenha um cantinho especial para ele deitar e brincar. Se possível, coloque uma peça de roupa ou de cama que tenha seu cheiro

Passeios

Realize passeios regulares. Os passeios ajudam na distração e promovem a atividade física, que é muito importante para eles tanto quanto para nós humanos. Neste momento, não se esqueça de levar uma sacola plástica para recolher as fezes do animal.

O passeio é uma ótima opção para distrair o pet e lembrá-lo que você está por perto. Aproveite para caminhar logo depois que chegar do trabalho, por exemplo.

Raças pequenas, como entreter os animais, aproveitar o espaço, manter o ambiente limpo, realizar passeios regulares, etc. Assim que o post estiver pronto posso te enviar para dar uma olhada antes de colocarmos no site.

Fontes: Bit Cão, UOL, Terra, Tudo sobre cachorro.

Pra você continuar lendo: