Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

14/03/2022

Composição de renda pode te ajudar a financiar um imóvel

Então você já encontrou o imóvel perfeito, mas na hora de fechar o financiamento descobriu que a sua renda não é suficiente. E agora? Calma, não precisa se desesperar, em situações como essa é muito comum optar pela composição de renda familiar.

É importante que você saiba que a sua renda não foi suficiente para comprar o imóvel porque o Sistema Financeiro da Habitação define que as pessoas não podem comprometer mais de 30% de sua renda mensal com financiamento de imóvel. Esta é uma proteção para você mesmo, para não se ter problemas futuros com endividamentos que não pode honrar. Mas, compor renda com a família é uma prática legal e pode facilitar a compra.

O que é composição de renda?

A composição de renda é a somatória das rendas entre duas ou mais pessoas para comprar um imóvel financiado. Essa renda pode ser fruto de remuneração salarial ou de prestação de serviços, aluguel de imóveis ou aplicação de capital. Mas estas regras podem mudar de banco para banco, o ideal é pesquisar com o seu banco e, uma coisa é certa, os membros não podem ter restrições no nome!

Isso porque, para que seja aprovado um financiamento, o banco fará uma análise de crédito para determinar se você e os outros membros, realmente, possuem condições de arcar com os valores das parcelas. Ah, não se esqueça de que todos que compuseram a renda com você para a compra do imóvel serão considerados proprietários e, por conta disso, terão direitos (propriedade) e deveres (responsabilidade) pelo imóvel, como em caso de inadimplência, por exemplo.

Quem pode compor renda com você?

Alguns bancos limitam o número de membros para compor a renda, por isso, verifique as condições da instituição bancária que você escolheu ou que está atrelada àquele imóvel. verificar as condições da instituição escolhida por você. De modo geral, podem compor renda cônjuge ou namorado, filhos e enteados, padrasto e madrasta, pai e mãe, sogros, irmãos, tios e primos.

Os benefícios da composição de renda familiar

Usar a estratégia da composição de renda familiar é uma excelente ideia para quem não tem um salário muito alto, para quem está formando uma família ou mesmo para as famílias que queiram sair do aluguel. Além disso, na composição de renda, como é mais de uma pessoa solicitando a carta de crédito, é bastante comum o banco autorizar um valor acima do esperado. Com isso, abrem-se caminhos para que você consiga comprar um imóvel maior ou melhor localizado.

Mas antes de se decidir pela compra de um imóvel, avalie direitinho as suas finanças. Você precisa estar ciente que terá um compromisso por muitos anos. Ao avaliar suas finanças, planeje suas receitas e despesas, monitore seus gastos mensalmente para conseguir honrar todos os seus compromissos.

O planejamento financeiro será seu parceiro nesta jornada, não deixe de fazê-lo. Aqui no blog da Santa Angela você vai encontrar algumas dicas de como criar um planejamento financeiro. Clique aqui e confira!

Pra você continuar lendo: