Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

08/03/2016

Utilizando iluminação para valorizar o ambiente

Mudar o jeito como você se sente em um ambiente pode ser mais fácil do que parece. O uso correto da iluminação pode ajudar a deixar um cômodo mais intimista, mais aconchegante, propício para o trabalho ou para o sono, sem precisar mudar nenhum objeto de decoração.

A primeira coisa a se pensar quando se planeja a iluminação da casa, é para que serve cada cômodo:

  1. Cozinhas, escritórios e banheiros devem ser locais bem iluminados, pois são locais com funções específicas que exigem uma boa visão do ambiente.
  2. Salas e outros ambientes coletivos devem favorecer o conforto e ter um mínimo de luz para poder manter uma conversa sem cansar os olhos.
  3. Quartos servem para descanso, então procura-se iluminar o ambiente como se ilumina uma sala de cinema, com luzes mais pontuais que favorecem a arquitetura do local.

A partir disso, separamos alguns exemplos para que você tenha novas ideias para a iluminação de sua casa:

Iluminação da cozinha
cozinha

Essa cozinha parece pouco iluminada não? Mas veja como as luzes são colocadas exatamente onde devem estar para facilitar o trabalho de quem vai cozinhar: em cima da pia, em cima do fogão, na mesa… elegante e funcional!

Iluminação da sala
luz sala

Mais um exemplo de elegância e funcionalidade: veja como nenhuma luz atingirá diretamente quem está no meio da sala. Assim, não há o risco de ofuscar a visão por causa da iluminação.

Luzes pontuais
luzes pontuais

Luzes pontuais são ideais para salas de jantar, já que segmenta a mesa e proporciona um sentimento intimista aos convidados.

Iluminação do quarto
iluminacao-quarto

Com luzes direcionadas para a parede, valoriza-se a textura e atenua-se a iluminação, já que o ambiente fica preenchido pela luz difusa (luz refletida nas paredes e no teto). Assim, cria-se o aconchego perfeito para uma boa noite de sono.

Diferentes potências de luzluzes diretas

Com luzes de diferentes potências, é possível valorizar o ambiente, como na imagem acima. Repare como as salas ganham mais destaque que o corredor.

Luzes em cima de armáriosluzes no armario

Outro jeito de valorizar as formas da sua casa, é através do posicionamento das luzes acima ou abaixo de objetos, criando contornos que embelezam o ambiente.

Luz no chãoluzes no chao

Falando em corredores, observe como a luz colocada no chão ilumina bem todo o caminho e, combinado com o teto em madeira, cria no cômodo a semelhança de um portal.

 

Gostou das ideias e conhece mais alguma? Conta pra gente! 😀

Pra você continuar lendo: