Área do Corretor: Entrar

23/01/2018

Economia doméstica nas pequenas atitudes

Seja para planos de curto prazo (como uma ida ao restaurante no final de semana) ou para aqueles que exigem mais planejamento (como uma casa nova, um carro, uma viagem ou um casamento), ter dinheiro sobrando é sempre uma feliz ocorrência. E se você tem planos futuros em mente, já deve estar procurando maneiras de aumentar suas receitas e, principalmente, diminuir despesas. Você já reparou que pode poupar bastante com pequenas atitudes? Nós separamos algumas dicas que vão ajudar (e muito) na sua economia doméstica!

1. Economize energia

economia

Você já deve estar careca de saber. A diferença que faz ter mais atenção à energia elétrica é enorme do final do mês. E o melhor de tudo: são atitudes muito simples que ampliam a economia. Confira essas dicas:

 

1- Utilize as lâmpadas certas. Aquelas de tungstênio estão por fora, já que as de LED podem trazer uma economia de até 60%. E se você aproveitar a iluminação natural durante o dia e apagar as luzes quando não estiver utilizando um cômodo, então… seu bolso agradece!

2- Compre eletrodomésticos de classificação A no selo Procel e de acordo com a sua necessidade. Não adianta, por exemplo, comprar uma geladeira enorme se poucos ou só você mora na casa.

3- Mantenha carregadores e outros equipamentos fora da tomada. A energia gasta com essa mania é dinheiro jogado fora! Tome cuidado também com extensões ou benjamins (o famoso “T”), que podem acabar desperdiçando energia também. Utilize somente se necessário.

2. Atenção à água!

economia

Essa é outra questão famosa, mas que muita gente continua não dando a atenção necessária. Ignorar vazamentos, goteiras, não acompanhar os gastos mensais ou tomar ações para economizar pode acarretar em grandes prejuízos. Então, para garantir um preço mais agradável no boleto:

 

1- Opte por descargas mais econômicas. Existem diversas opções no mercado que trabalham com um baixo volume e permitem até mesmo escolhe-lo, dependendo da necessidade. Se está pensando em comprar uma nova casa ou apartamento, certifique-se que esse seja um dos itens presentes no imóvel.

2- Feche a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro enquanto se ensaboa. Vale a pena lembrar, né?

3- A máquina de lavar pode ser uma grande vilã. Experimente criar o hábito de juntar bastante roupa para a lavagem, para limpar o máximo possível de uma vez – isso economizará bastante no final do mês. Avaliar bem o tipo de lavagem nas instruções do seu equipamento também previne o desperdício.

3. Os truques para comprar

ecnomia
Uma maneira de economizar bastante é ter atenção às compras. A aquisição tanto de bens duráveis quanto não duráveis pode ser muito controlada e econômica se você seguir as seguintes dicas:

 

1- Faça uma lista de compras para ir ao supermercado. Isso garante que você compre apenas o necessário, já que evita distrações.

2- Não vá ao mercado de estômago vazio, você pode acabar tomando decisões muito emocionais.

3- Pesquise antes de comprar. Isso vale principalmente para as os bens de consumo duráveis. Lembre-se de sempre pesquisar na internet, comparar preços e avaliar o orçamento. Caso vá parcelar, avalie os juros e tenha sinceridade ao julgar a necessidade daquilo para a sua vida e se realmente cabe no seu bolso! Uma vez parcelado, lembre-se de sempre pagar em dia.

4- Faça comida em casa, para gastar menos em restaurantes. Mas lembre-se: não precisa deixar o lazer de lado! Apenas planeje seus gastos com consciência.

 

4. Que tal uma renda extra?

economia
Caso considere necessário, pode investir em uma fonte de renda extra. Aqui o hobby pode se transformar em um emprego! Mas antes de tudo, calcule uma média dos seus lucros e saiba exatamente onde pode ou deve gastar esse dinheiro para não perder o controle.

5. Organize-se, planeje!

economia

Deu pra perceber, né? A chave de tudo é organização e planejamento. E isso não quer dizer que você precisa fechar a mão pra tudo e se tornar “mão-de-vaca”. Pelo contrário! Algumas atitudes simples podem trazer muita economia. E ter uma ideia do fluxo do seu dinheiro pode te ajudar a destinar melhor os gastos. Com isso, fica muito mais fácil manter a conta no azul!
Para manter a organização, baixe aplicativos de controle financeiro. Eles ajudam a registrar os gastos de forma até mais eficiente que o extrato no fim do mês. Com o acompanhamento diário você se poupa de inúmeros gastos desnecessários!

E então? O que acha de começar uma vida mais econômica e sustentável com essas dicas? Agora que você já sabe, é só por em prática! =)

Pra você continuar lendo: