23/02/2016

Conheça os museus de Jundiaí

Quando surgiram no segundo milênio a.C., os museus já eram bem parecidos com os que temos hoje em dia. Na Mesopotâmia, reis colecionavam objetos e escrituras antigas para o ensinamento dos jovens. Na Grécia, os museus eram os templos das musas, e lá eram deixados muitos objetos preciosos e exóticos que serviam como oferendas para as divindades.

Hoje, os museus continuam transmitindo educação e arte para todas as pessoas. Em Jundiaí, cidade com 360 anos, existem opções de museus para quem quer conhecer a história do município ou contemplar obras realizadas por artistas locais e estrangeiros.

São passeios indicados para toda a família, que proporcionam uma viagem no tempo e conhecimento sobre uma das cidades mais acolhedoras do interior paulista! Confira:

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barãosolar do barao

Antiga residência do Barão de Jundiahy, Antônio de Queiróz Telles, o atual Museu Histórico e Cultural de Jundiaí conta com um acervo de objetos antigos que variam desde antigos instrumentos indígenas locais até objetos do cotidiano da época colonial de Jundiaí. Possuí também obras de arte da época, bem como um lindo jardim onde os visitantes podem aproveitar da tranquilidade do local para descanso ou leitura, por exemplo.

Há também um auditório para no máximo 80 pessoas, utilizado para palestras, audições e projeções de filmes.

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro
Telefone: (11) 4521-6259 / (11) 4586-8414
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 10h às 17h. Sábado das 9h às 13h.
Entrada: Franca

Museu do Café Barão da Serra Negrabarao cafe

Com 34 alqueires de território, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi um local onde se cultivou café e vinhas. Através do acervo do museu, é possível conhecer um pouco da história dos imigrantes italianos e da própria família Serra Negra, com fotos, roupas e objetos utilizados pelos antigos proprietários no século XIX. Possuí também uma mesa de degustação de café, permitindo ao visitante ampliar seus conhecimentos sobre uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo!

Endereço: Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra – km 72,5 – Mato Dentro
Telefone: (11) 4535-1341
Site: www.fnsc.com.br
Entrada: Valor sob consulta (passeios monitorados).
Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriado das 11h30 às 15h30.

Museu da Companhia Paulistacompanhia paulista

Um dos pontos fortes da história da cidade de Jundiaí foi o progresso permitido pelo transporte ferroviário. No Museu da Companhia Paulista o visitante é convidado a conhecer a o desenvolvimento da ferrovia através de ferramentas, maquetes, réplicas e imagens de época. Faz parte do museu também a Biblioteca do Museu, com documentos e livros que contam um pouco mais sobre todos os processos que ajudaram no crescimento econômico e social do interior paulista.

Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1760 – Ponte de Campinas
Telefone: (11) 4522-4727
Horário de funcionamento: Somente agendamento
Entrada: Franca

Espaço Cultural Museu do VinhoMuseu-do-Vinho-1

Outro lugar para conhecer a história dos imigrantes italianos em Jundiaí, bem como sobre a produção vinícola da cidade. O museu conta com fotografias, utensílios utilizados tanto para a criação do vinho quanto de uso cotidiano, painéis que contam a história das famílias que fizeram de Jundiaí a Terra da Uva, além de estar localizado numa das adegas mais tradicionais do município, o que permite a degustação dos vinhos produzidos pelo local.

Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1799
Site: www.brunholi.com.br
Entrada: Franca
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 8h30 às 17h30. Domingo e feriado das 9h às 17h.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes Pinacoteca  

Reformado em 2008, o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva abriga a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. No local, existem cerca de 190 obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros. É um local onde passado e presente se encontram, com obras modernas num ambiente colonial. O local ainda possuí uma sala com capacidade para até 100 pessoas e a biblioteca de artes visuais, com uma vasta coleção de livros sobre artes.

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro
Telefone: (11) 4586-2326
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 10h às 17h. Sábado das 9h00 às 13h.
Entrada: Franca

centro memoria esporte

Localizado no interior do Ginásio Dr. Nicolino de Lucca, conhecido como Bolão, o centro conta com exposições de medalhas, bandeiras e troféus conquistadas por equipes da cidade. Lá é possível conhecer os importantes esportistas jundiaienses e relembrar os momentos de glória do esporte local, incentivando jovens a novas conquistas e transmitindo conhecimento de outro ponto forte da cidade.

Endereço: Rua Rodrigo Soares de Oliveira – Anhangabaú
Telefone: (11) 4521-6848
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 6h às 22h. Sábado, domingo e feriado das 6h às 18h.
Entrada: Franca

Pra você continuar lendo: