12/04/2017

5 atividades para crianças que você nem imagina que existem

A infância e a adolescência são fases marcadas pelas descobertas dos gostos e habilidades. Incentivar o seu filho a explorar áreas diversas além de ajudá-lo neste momento, ainda traz muitos benefícios para a educação e formação de valores e caráter. Selecionamos algumas atividades para matricular crianças e adolescentes que podem contribuir para a formação deles enquanto indivíduos.

Desenho

A prática do desenho traz inúmeros benefícios: concentração, noções de perspectiva e desenvolvimento artístico. Há inúmeras escolas e professores que oferecem o curso. Aproveitando que muitas crianças já são boas com computadores, você também pode sugerir que seu filho faça aula de ilustração já com alguns softwares.

Programação

Segundo Mitchel Resnick do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachussetts), aprender a programar é uma forma de se comunicar com as tecnologias atuais, tão importante quanto saber escrever. Já nos acostumamos a ver crianças pequenas mexendo em tablets e computadores, porém, elas estão apenas interagindo e aprender programação é o diferencial para que elas possam efetivamente criar.
Ele desenvolveu o programa Scratch, que tem como objetivo ajudar crianças a desenvolver o raciocínio necessário para a programação. Além disso, existem cursos presenciais disponíveis em algumas cidades, como Jundiaí.

Fotografia

Os celulares evoluíram muito nos últimos anos e é possível fazermos imagens com muita qualidade em nossos dispositivos. Como o aparelho já é parte da vida de muitos adolescentes, que tal incentivá-lo a descobrir mais sobre a fotografia? Noções de luz, enquadramento e edição podem despertar no seu filho um interesse novo nesta área. Unir conhecimento ao mundo que os jovens já estão inseridos é uma forma de ajudá-los a descobrir novos talentos em si mesmos.

Gastronomia

Com o “boom” dos programas de culinária na televisão, não é de se estranhar se o seu filho se interessar em aprender mais. Então, que tal incentivá-lo? Há cursos presenciais de gastronomia disponíveis para crianças, onde elas aprendem mais sobre as propriedades dos alimentos, temperos e preparo. Segundo a pedagoga Daniela Mello em matéria para o jornal O Globo, as experiências sensoriais com frutas, legumes e verduras são muito importantes na infância. De forma lúdica, é possível entender mais de matemática (como pesos e medidas) e responsabilidade, com o preparo do alimento e limpeza após o término.

Artes marciais

Os benefícios dos esportes são claros e importantes em todas as fases da vida, sobretudo para auxiliar crianças e adolescentes a diversificarem suas atividades. Porém, além dos benefícios para o corpo e alma, aprender artes marciais dão noções de responsabilidade, concentração e ajudam no convívio social. Algumas devem ser iniciadas mais tarde, como o muai thay que é recomendado a partir dos 13 anos. Porém, o karatê, segundo a Federação Gaúcha de Karatê, pode ser iniciado aos 4 anos. Que tal propor artes marciais para o seu filho?

Pra você continuar lendo: