Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

30/05/2022

As rotas turísticas de Jundiaí

A cidade de Jundiaí possui uma história muito rica e é referência turística no Estado de São Paulo. Para facilitar a visitação, foram criadas rotas temáticas, assim, o visitante poder escolher vivenciar experiências diferentes. Vamos conhecer algumas dessas rotas?

Rota do Centro Histórico

A Rota do Centro Histórico foi criada para contar um pouco mais sobre a história e arquitetura do centro da cidade. Monumentos históricos como o Teatro Polytheama, Museu do Solar do Barão e a Ponte Torta estão entre as principais atrações. Estes prédios contam muito sobre a história da nossa cidade. O passeio vale a pena por todo o aprendizado.

Rota da Uva e do Vinho

Estas rotas se complementam. A Uva e o Vinho de Jundiaí são conhecidos e reconhecidos nacional e internacionalmente. Quem não se lembra que o Vinho do Papa saiu daqui? A Rota do Vinho reúne 21 adegas e vinícolas que produzem vinhos finos, de mesa, espumantes, sucos e você ainda pode conhecer sobre as histórias das famílias que ajudaram a fazer a cidade evoluir economicamente.

Já a Rota da Uva é formada pelos bairros do Caxambu, Colônia, Toca, Roseira e adjacências, a Rota da Uva possui uma história marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras – esta região concentra grande parte da produção de uvas e de vinhos de nossa cidade, com as delícias tradicionais produzidas pelos descendentes de italianos que ali se instalaram.

Rota da Cultura Italiana

A Rota da Cultura Italiana homenageia esta comunidade tão alegre, cuja presença é tão forte para a história da cidade. Estima-se que mais da metade da população de Jundiaí tenha descendência italiana, um dos maiores índices do Estado de São Paulo. A rota passa pelo bairro do Traviú, onde graças a ele, Jundiaí ficou conhecida como a Terra da Uva.

A gastronomia italiana também é muito presente na cidade, com restaurantes super tradicionais que oferecem além da boa comida, o contato com a natureza e a história das famílias que se confunde com a história da cidade.

Viu só como Jundiaí tem muita história para contar? E quem conhece mais a fundo, se apaixona pela cidade. No site da Prefeitura de Jundiaí https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/ você encontra mais informações sobre as rotas e como descobrir todos os segredos desta nossa Terra Querida!

Pra você continuar lendo: