Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

25/02/2016

5 board games que estimulam a criatividade

Atualmente estão surgindo jogos de tabuleiro (também chamados de board game) que vão além do simples “role os dados e ande as casas”, exigindo dos jogadores uma participação mais ativa e calcada na criatividade. Em outros países, jogos como DixIt e Dead of Winter estão fazendo o maior sucesso entre a população adulta, inclusive servindo de ferramentas para treinamento de funcionários em empresas que lidam diariamente com o trabalho em equipe e a superação de desafios. E, para quem joga em família, o entretenimento é muito mais saudável exatamente por causa da subjetividade das regras, diferentemente de jogos engessados como Banco Imobiliário (um jogo que faz a mais calma das pessoas querer virar a mesa quando começa a entrar em bancarrota).

Separamos aqui alguns board games que vão fazer os encontros com amigos ou família muito mais divertidos e criativos!

 

Dixit1-dixit

Nesse jogo, cada participante recebe 6 cartas, cada uma contendo um desenho específico. Na primeira rodada, um jogador escolhe uma dessas cartas e faz uma descrição do desenho para os demais (tendo que utilizar citações de livros, filmes, músicas, etc). Cada jogador escolhe a carta que acha mais adequada à descrição que o jogador iniciante deu, e coloca na mesa com o desenho para baixo. Embaralham-se as cartas, viram-se todas com o desenho para cima e todos o jogadores votam tentando descobrir qual era a carta do jogador iniciante.

A graça do jogo se dá exatamente porque, às vezes, uma das cartas colocadas na mesa pode parecer mais adequada à descrição do que a própria carta que serviu de inspiração. Um exercício de criatividade para todos!

 

The Resistance

Um jogo muito parecido com o popular “detetive”, The Resistance reúne até 6 jogadores para assumirem papéis diferentes: alguns podem ser do Império, outros da Resistência, e durante cada rodada de jogo (chamadas de Missões), os jogadores devem tentar adivinhar quem é de qual lado.

É, basicamente, um jogo de blefe. Para cada Missão, os jogadores podem votar secretamente se querem que a missão seja bem-sucedida ou não. O jogo acaba quando um dos lados soma três vitórias.

 

Dead of Winter3-dead-of-winter

Baseado na popularização do gênero de zumbis, Dead of Winter propõe aos jogadores sobreviver num mundo infestado por mortos-vivos. Existem dois objetivos: um específico para cada jogador, outro para o grupo inteiro. Para ganhar, o jogador deve alcançar os dois objetivos e, a cada rodada, os participantes enfrentam o peso de ter que tomar decisões que podem interferir no instinto de sobrevivência individual e coletivo, tornando o jogo uma verdadeira aula de psicologia.

 

Eldritch Horroreldritch-horror

Esse jogo é inspirado em textos de H.P. Lovecraft, e sua principal característica é a cooperação. Em cada partida, um jogador é denominado como líder, enquanto os outros seguem pistas à procura de artefatos para evitar que uma criatura maligna acorde de seu sono profundo para destruir a Terra. Através de cartas de auxílio e das cartas de personagens, os jogadores podem ou não ter sucesso em cada missão.

Por ser um jogo extremamente cooperativo, ou todos ganham, ou todos perdem. A atmosfera de mistério e ação do jogo envolvem os participantes, fazendo de Eldritch Horror uma ótima maneira para se ensinar sobre trabalho em equipe!

 

Guerra dos Tronos (Board Game)5-guerra dos tronos

Seguindo a linha de War, Guerra dos Tronos é um board game baseado na obra de George R. R. Martin “As Crônicas de Gelo e Fogo”, uma das mais famosas séries literárias do mundo.

Em cada partida, os jogadores controlam um dos reinos da história, tentando obter a coroa e o Trono de Ferro através de estratégias e acordos com outros participantes.

O jogo segue a linha dos livros, tendo como principal característica a argumentação política para obter a vitória. É uma aula de estratégia, seja ela militar ou verbal, com variadas opções de cartas para aumentar o dinamismo e fazer o jogador pensar duas vezes antes de tomar qualquer ação.

Pra você continuar lendo: