Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

26/08/2016

4 brincadeiras inspiradas nos Jogos Olímpicos

Junto com o final das Paralimpíadas, terminará o período de competições esportivas dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O que ficará para a população, além dos centros esportivos construídos para os jogos, será o espírito de companheirismo, trabalho em equipe e paz que o esporte pode trazer. Mas não é porque os Jogos Olímpicos estão acabando que você não pode se divertir com seus filhos com brincadeiras inspiradas nos esportes.

A prática esportiva, além de trazer claros benefícios para a saúde, pode ensinar as crianças a respeitar o próximo trabalhando em equipe, desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e aprender a lidar com as perdas, quando elas ocorrem.

Por isso, separamos 4 brincadeiras inspiradas em esportes das Olimpíadas e Paralimpíadas para que você possa brincar com seus filhos no final de semana:

 

Vôlei de lençol

Essa é uma atividade para ser feita em equipes. Separam-se duas esquipes, cada uma equipada com um lençol. Para a quadra improvisada, basta estender uma corda na altura da cabeça das crianças e estabelecer os limites com um giz ou objetos que possam indicar o que está dentro e o que está fora da quadra. O jogo funciona da seguinte forma: uma equipe inicia o jogo colocando a bola em seu lençol e arremessando para a equipe adversária. A outra equipe deve receber a bola em seu lençol e arremessar para o outro lado. Quando a bola cair no chão, dentro da quadra, a equipe que arremessou a bola marca um ponto!

 

Tiro ao alvo com bexigas

Primeiro, encha algumas bexigas com ar ou com água – escolha de acordo com o local onde será realizada a brincadeira e o clima do dia – e prenda-as em alguma parede. Esses serão os alvos! Agora para estourar a bexiga, você precisará de um pedaço pequeno de mangueira, uma pedra para encaixar em uma das extremidades da mangueira e uma bexiga cheia com ar para colocar na outra extremidade. Pode colar a bexiga com fita crepe ou durex, por exemplo. Essa bexiga na mangueira serve para dar impulso à pedra, que deverá ser arremessada em uma das bexigas presas na parede!

*Para essa brincadeira, a presença de um adulto é imprescindível!

 

Vôlei sentado

Essa brincadeira é inspirada em uma das modalidades dos Jogos Paralímpicos. Duas equipes são colocadas numa quadra improvisada, sentadas, com uma corda na altura de suas cabeças. Com uma bola leve, as equipes jogam vôlei normalmente, podendo se movimentar, só que sem se levantar, ajoelhar ou agachar. São permitidos 4 toques para cada equipe antes de a bola ser arremessada para a equipe oponente, e ganha um ponto quem fizer a bola atingir o chão da quadra do time oposto.

 

Corrida com vendas nos olhos

Outro esporte das Paralimpíadas é a corrida de pessoas com deficiência visual. Para simular esse esporte para os pequenos, basta separa-los em duplas, onde uma das crianças tem os olhos vendados e a outra, sem vendas, deverá guiar a dupla. É bom a presença de um adulto para evitar que as crianças se machuquem no processo. Essa brincadeira, além de incentivar o trabalho em equipe, mostra para as crianças como um atleta paralímpico com deficiência visual consegue vencer a dificuldade e praticar o esporte.

 

Essas são apenas algumas brincadeiras inspiradas nos Jogos Olímpicos, mas você pode usar toda a sua criatividade para desenvolver novos jogos para a diversão das crianças!

Pra você continuar lendo: