Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

30/09/2015

12 curiosidades e fatos históricos sobre Jundiaí

Mais do que viver em uma cidade, é sempre legal conhecer curiosidades sobre ela e acontecimentos históricos. Não é mesmo? Veja a lista que preparamos com alguns tópicos que você não imaginava!

1- Jundiaí possui 401.896 habitantes. Sendo o 15º município mais populoso do estado e o sétimo maior fora da grande São Paulo.

2- Seu nome é uma referência ao Rio Jundiaí, cujo nome vem da língua tupi e significa “Rio dos Jundiás”, um peixe então característico da região.

3- Jundiaí é a cidade que tem o melhor saneamento do Brasil, segundo o Instituto Trata Brasil.

4- Jundiaí é a 11ª melhor cidade para se viver no Brasil, segundo a ONU.

5- Jundiaí possui cidades-irmãs, sendo elas Havana (Cuba), Pádua (Itália), Trenton (EUA) e as brasileiras Santo André e Poços de Caldas. Cidades irmãs são laços de vários níveis, como no aspecto cultural e econômico.

6- O clube de futebol de Jundiaí, o Paulista Futebol Clube, completou cem anos no dia 17 de maio.

7- Jundiaí é vizinha de 11 municípios: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jarinú.

História

8- 14 de dezembro é nome de uma rua, data de aniversário da cidade e de um fato importante: em 1655, neste dia, o local foi elevado a categoria de Vila.

9- No século 18, as ruas do centro tinham nomes diferentes dos quais são hoje. Rua Direita (atualmente Barão de Jundiaí), Rua do Meio (Rua do Rosário), Rua Nova (Senador Fonseca) e Rua Boa Vista (Zacarias de Góes).

10- Também no século 18, se tem registro de que o ponto mais movimentado da cidade era a praça da Brandeira, onde hoje está o terminal central.

11 – O abastecimento de água foi implantado em 1881. A energia elétrica chegou em 1905 e o telefone em 1916.

12- O processo de despoluição do Rio Jundiaí foi iniciado em 1983.

 

 

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Pra você continuar lendo: