Área do Cliente: Chamados | Portal de Boletos
Área do Corretor: Entrar

09/10/2020

Outubro Rosa e os cuidados com o corpo durante a pandemia

Cuidar do próprio corpo em 2020 se provou um desafio, não é mesmo? Com a chegada do Outubro Rosa e algumas restrições ainda ocorrendo em vários locais, separamos algumas dicas para te ajudar a prevenir essa doença e a se atentar aos sinais que o corpo dá. Isso é muito importante para a saúde de todos! ❤️

Estamos a apenas algumas semanas do final do ano, e em meio a tanta coisa que aconteceu em 2020, uma das coisas mais difíceis para muitas pessoas foi cuidar do próprio corpo. Com academias fechadas, receio de ir até o hospital ou marcar consultas em clínicas, muitas pessoas não conseguiram manter uma rotina saudável. Com o Outubro Rosa, a conscientização sobre o câncer de mama também traz a discussão: como cuidar e acompanhar a saúde do corpo em meio a tudo que aconteceu?

A importância de perceber o próprio corpo

Existe uma frase que é dita por muitas pessoas é “o corpo dá sinais”. Quando sentimos uma dor em algum lugar do corpo, é um sinal para averiguarmos o que está acontecendo. O problema é que, em alguns casos, a dor não é presente. O câncer de mama é uma das doenças em que isso acontece, e por isso o autoexame das mamas é tão importante. No final desse artigo, você verá um guia de como realizar o autoexame das mamas.

Cuidando do corpo em casa

É fato que ter hábitos saudáveis de vida contribuem para a prevenção de várias doenças, incluindo o câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), praticar exercícios físicos, consumir bebidas alcoólicas com moderação e manter uma dieta equilibrada são alguns dos fatores que podem reduzir a probabilidade de incidência da doença em até 28%.

Mas e durante a pandemia, como manter essa prática de exercícios? Ou mesmo com a capacidade reduzida de pessoas em academias? Para isso, é preciso adaptar um pouco o ambiente, como por exemplo:

  • Identifique, dentro da sua casa ou apartamento, o local com mais espaço disponível para realizar exercícios em casa;
  • Procure mover objetos mais frágeis como vasos, televisões e itens de decoração para longe do local escolhido para a prática física;
  • Escolha exercícios que não necessitem muito deslocamento, como abdominais ou pular corda – sempre aliando exercícios aeróbicos com anaeróbicos;
  • Se quiser ainda mais efetividade, procure um personal trainer que atenda remotamente para montar o seu treino de acordo com seus objetivos.

Alguns condomínios oferecem, dentro das áreas de lazer disponíveis a todos os moradores, ambientes como academia interna e espaço fitness externo. O ideal é consultar o síndico ou a síndica do seu condomínio para saber as regras de utilização desses espaços, garantindo os exercícios físicos e também a prevenção contra a Covid-19.

Guia para autoexame das mamas

guia para realização do autoexame das mamas

Pra você continuar lendo: