10/02/2021

Os mais lindos itens de decoração da cultura oriental

A cultura oriental é rica em tradições e visuais deslumbrantes, que podem dar um toque sofisticado aos ambientes. Confira alguns dos principais itens de decoração dessa cultura!

 

Não é de hoje que a cultura oriental fascina todo o resto do mundo. Como muitas civilizações do oriente passaram por muitos séculos sem qualquer contato com povos ocidentais, as nações da região desenvolveram uma cultura única, com poucas (ou quase nenhuma) interferências de outros países.

Muito da cultura oriental demonstra um contato harmônico com a natureza, uma visão cíclica de fazer parte de um ecossistema que é bastante comum em vários países de lá. Isso pode trazer um ar sofisticado aos ambientes dentro de casa – e trazemos aqui algumas ideias que você pode aproveitar!

 

Lanternas

As lanternas são muito tradicionais na China, e eram utilizadas como as nossas lâmpadas de hoje em dia, iluminando ambientes internos e externos. Antigamente, esses itens eram feitos de seda e papel, e eram práticas, pois protegiam o fogo de ser apagado com o vento. Hoje em dia, há lanternas de outros materiais e que usam eletricidade para gerar a iluminação, o que é mais seguro que o fogo.

Elas podem ser utilizadas internamente, mas ficam ainda mais bonitas quando colocadas em ambientes externos, como quintais ou varandas.

 

Bonsai

Uma das mais difundidas formas de decoração natural, baseada em técnicas desenvolvidas nas culturas orientais, é o Bonsai: trata-se do cultivo de espécies de plantas normais mas que, através de um processo cuidadoso de poda da copa e das raízes, faz com que as mudas desenvolvam-se como miniaturas. Muitas pessoas acabam cultivando bonsais como um tipo de hobby, já que ele exige bastante atenção e cuidado para o crescimento correto.

PS: Você pode comprar bonsais prontos, porém tenha a certeza de que tratam-se de um bonsais verdadeiros. Devido à popularização desse tipo de planta, muitas pessoas aplicam golpes, vendendo galhos de árvores plantados na terra como se fossem bonsais.

 

Bambu


Você já deve ter visto, alguma vez, um vídeo de um panda se divertindo no meio de um bambuzal! Essas plantas, nativas de países orientais, servem como alimentos para os animais e também como item para construções menos elaboradas. Aqui, trouxemos uma ideia de pedaços de bambu aplicados em vasos, que ficam super práticos na decoração dentro de casa!

 

Flor de cerejeira

A época de flores das cerejeiras no Japão rendem inúmeras fotografias lindas em várias redes sociais. São flores delicadas, que trazem uma sensação de paz e tranquilidade ótimas para qualquer ambiente. No exemplo que trouxemos, você pode reparar que mesmo sem ter muitas flores, as mudas de cerejeira dão preenchem o espaço com sua delicadeza e beleza!

 

Vasos Chineses

Os vasos chineses são especiais pois remetem à época da invenção da porcelana, há cerca de 4 mil anos. São muito tradicionais, e muitas de suas pinturas remetem à mitologia da cultura chinesa ou à histórias cotidianas, contadas através dos símbolos e desenhos.

 

Bônus: Jardim de inverno

Para finalizar, uma ideia para quem está planejando construir uma casa em um lote: jardins de inverno com a temática oriental são bastante sofisticados e, para quem gosta, podem ser ótimos espaços para meditação e refúgio da correria do dia a dia.

Pra você continuar lendo: