Rosangela

Janelas Para o Futuro

Dia internacional da PcD

03/12/2020


O cenário da inclusão de PcD no Brasil ainda é um ponto de dúvida para muitas pessoas. Segundo pesquisa do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde de 2013, 6,2% da população do país têm algum tipo de deficiência. 

O que significa a sigla PcD?

A sigla PcD significa pessoa com deficiência. Antigamente, existiam termos como portador de deficiência, portador de necessidades especiais (PNE) ou pessoa portadora de deficiência (PPD), mas hoje esses termos não são mais adequados.

Vale lembrar que não devemos ter receio de usar o termo PcD, pois ter uma deficiência não é o mesmo que estar doente, nem é sinônimo de ineficiência. Por isso, o receio em usar a palavra “deficiência” não deve existir, pois as deficiências são reais e não há porquê para disfarçá-las.

A vida profissional da pessoa com deficiência

No Brasil, estudos apontam que apenas 441 mil de PcD estão empregadas. Ou seja, menos de 1% do total de empregos formais do país são ocupados por PcD. Porém, a taxa de inclusão de PcD no mercado de trabalho tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos, um avanço e uma conquista que devem ser valorizados, para que este número aumente ainda mais!

Em 1991, foi criada a lei número 8213/91, conhecida como Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência. A lei estabelece a obrigatoriedade de empresas que possuem no mínimo 100 empregados quanto à contratação de PcD. Apesar disso, deve haver outras atitudes, por parte das empresas, para que o objetivo da norma seja realmente cumprido. A inclusão começa por uma cultura organizacional propícia e pelo comportamento dos colaboradores.

Hoje, no Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, nós, da Santa Angela, decidimos compartilhar um pouco da história de uma das nossas colaboradoras que possui deficiência. Érica Oliveira diz: 

“Pela forma que meus pais me criaram, sempre fui uma pessoa pra frente, mesmo com minhas limitações. E o meu desenvolvimento pessoal e profissional vai muito da minha força de vontade, onde busco cada vez mais alcançar meus objetivos com muita determinação.”

fotografia da colaboradora da Santa Angela, a Érica Oliveira, sentada numa cadeira de rodas, de cabelo ruivo, batom vermelho, saia bege sem estampas e cinto preto. Ela está segurando o celular, com o braço esticado à frente.

Érica Oliveira, colaboradora da Santa Angela

O dia a dia de uma PcD

A PcD, em geral, enfrenta muitas dificuldades buscando sua independência e realização profissional. Porém, a história de alguém com necessidades especiais pode nos ensinar muito, mostrando como é possível superar os problemas e construir uma trajetória positiva, mais motivada e mobilizada para buscar melhores soluções!

Erica relata:

“Eu nasci com uma má formação congênita  iniciada pelos pés, onde as pernas não se desenvolveram. Minha vivência e meu dia a dia são absolutamente normais, como das outras pessoas. Claro que com as minhas limitações. Mas sempre brinco que só ‘cai a ficha’ que sou cadeirante quando me deparo com uma escada. Levo uma vida normal, trabalho, pego 3 ônibus de ida e volta pra casa, saio para curtir a noite e um bom pagode, e vivo a vida intensamente!”

A Construtora Santa Angela sempre reforça a importância da acessibilidade, quase como um requisito em nossos empreendimentos, e sempre trabalha para alcançar a felicidade de todos. E isso não é diferente com a pessoa com deficiência. Afinal, preocupados em não discriminar, muitos profissionais superestimam as pessoas com deficiência. Mas é importante sempre manter em vista que pessoas com deficiência continuam sendo, antes de tudo, pessoas!

Erica finaliza:

“Eu amo de verdade o que faço, e trabalhar na empresa! Desde que entrei, fui muito bem recebida, em todos os setores. E a empresa foi totalmente acessível a me receber. E o mais bacana é que no meu setor sou tratada como todas as funcionárias, sem regalias, como muitas pessoas de fora pensam. Enfim, sou extremamente grata a Deus e à empresa pelo meu trabalho.”

 

Fonte: https://asidbrasil.org.br/br/conheca-o-cenario-da-inclusao-de-pcd-no-brasil/ e http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1313497232Manual_de_Redacao_AL_Inclusiva.pdf

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar