Rosangela

Janelas Para o Futuro

Como descartar seu lixo corretamente?

08/10/2020


A construção da responsabilidade ambiental é muito importante para a gente. Já parou para pensar na quantidade de lixo que você produz diariamente, o total de papéis, plásticos e embalagens? Pode parecer pequeno, mas quando somado com os descartes de toda uma população, podemos imaginar números impressionantes.

 

Você sabia que o lixo que geramos diariamente precisa passar por algumas etapas para ser adequadamente descartado? Para diminuir os impactos ambientais, algumas medidas são essenciais – entre elas, a separação dos materiais que podem ser ou não reciclados, através de três ações básicas: acondicionamento, coleta seletiva e descarte.

 

Acondicionamento

O acondicionamento inicia-se imediatamente após a geração dos resíduos sólidos. Este processo tem como objetivo principal preparar os resíduos de forma adequada para a coleta.

 

Coleta Seletiva

Coleta seletiva ou Recolha seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

 

Descarte 

Possibilita o reaproveitamento de produtos descartados com a finalidade de reintroduzi-los no ciclo produtivo. É uma das alternativas mais eficazes para o manejo dos resíduos sólidos, além de ser mais vantajosa para o ambiente e para a sociedade.


Separação  – o que não se pode jogar no lixo?

A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Embalagens com gordura ou sangue, como bandejas, guardanapos, pedaços de papel alumínio, assim como papéis higiênicos e absorventes não podem ser reutilizados, tendo como destinação os aterros sanitários. 

No mais, quase tudo pode ganhar um novo ciclo de vida, evitando prejuizo aos seres e ao meio ambiente. Alguns dos vários tipos de resíduos que existem não devem ser descartados no lixo “comum”, como por exemplo: 

 

 

A atitude mais consciente a se tomar, nesse caso, é encaminhar restos de produtos químicos e tóxicos que estejam vencidos para pontos de coletas em locais onde são vendidos esses tipos de produtos.

 

 

 

É comum termos dúvida sobre o descarte correto de materiais de saúde, como seringas e medicamentos. Todos nós fazemos usos desses materiais e ficamos sem saber o que fazer com aquele medicamento vencido ou com uma seringa já usada. 

Os medicamentos vencidos devem ser entregues para farmácias que realizam a coleta desses produtos. As seringas usadas, se não for possível lavá-las e esterilizá-las para encaminhá-las para reciclagem, devem ser levadas para clínicas ou hospitais para serem descartadas no lixo hospitalar desses locais.

 


Materiais como vidros, arames, ferramentas e pregos quebrados, entre outros, é mais adequado levá-los para cooperativas de reciclagem, bem embalados e com etiqueta discriminando o tipo de objeto ou material. Lembre-se de reforçar o aviso na hora de fazer a entrega desse reciclável!

 

 

 

Recomenda-se que produtos como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos, lâmpadas led ou fluorescentes, sejam encaminhados para algum ponto de coleta onde foram fabricados, ou até mesmo, supermercados que recebem estes materiais e encaminham para o destino correto. Outra possível alternativa é pesquisar locais que fazem este tipo de coleta.

 

Recipientes Conscientes (Lixeiras)

A escolha do recipiente mais adequado deve ser feita considerando-se as características do lixo, a quantidade gerada, a frequência da coleta, o tipo de edificação e o preço do recipiente. Existe uma gama bastante variada de recipientes para o acondicionamento de resíduos sólidos. Normalmente são utilizados sacos plásticos, latas ou baldes, latões, caixas e contêineres.

 

Futuro Limpo

Como vimos, existem alguns materiais, objetos e produtos que podem não servir para nós, mas, por serem recicláveis, é necessário realizar o descarte correto em cooperativas de reciclagem, ecopontos ou entregar para catadores de material reciclável. 

 

O descarte consciente é uma das melhores maneiras de contribuirmos para reduzir a poluição, a contaminação e o desperdício. Ao nos responsabilizarmos pelo descarte consciente dos resíduos, além de darmos um destino adequado para esses materiais, estaremos contribuindo com a redução do lixo no planeta.

 

Lembre-se, descartar bem o lixo hoje, é a certeza de um futuro limpo amanhã 💚🌏

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

WHATSAPP CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 94324-4449

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Enviar