Rosangela

Janelas Para o Futuro

Como reaproveitar água em casa

01/06/2016


Não estamos no verão, que é o período tradicional de chuvas no Brasil e aqui na nossa cidade, mas esse outono/inverno está contando com dias em que a água não para de cair do céu. Apesar de fraca, ela é constante e pode ser reaproveitada de várias maneiras.

Mas sabia que, além da água das chuvas, podemos reutilizar a que usamos em outras situações? Veja algumas dicas de como reaproveita-la e ajudar a cuidar do meio ambiente:

 

Água do chuveiro elétrico/gás

Nesses dias frios, queremos tomar banhos quentinhos, não é? Só que em chuveiros elétricos ou a gás, a água demora um pouquinho para esquentar. Que tal colocar um balde debaixo do chuveiro, coletando a ela fria e reaproveitando ela para outros fins?

 

Preparo de refeições

Sabe quando você cozinha aquele macarrão ou aqueles legumes? Você pode separar a água do cozimento e usa-la para regar plantas, por exemplo. Ela é extremamente nutritiva e vai ajudar o seu jardim a crescer e ficar muito mais bonito!

 

Lavagem de roupas

A água utilizada para lavar roupas contém sabão em pó, o que faz dela ideal para se lavar o quintal, por exemplo. Adicionando uma mistura com algum produto de limpeza de chão, você consegue deixar o piso limpo e cheiroso e ainda ajuda o meio ambiente.

 

Descongelar alimentos

Às vezes, quando queremos preparar alguma receita da nona, nos deparamos com a necessidade de descongelar algum alimento. Não descongele com água corrente: encha um balde e deixe o alimento lá. Depois, você pode reaproveitar a água para lavar a louça ou regar as plantas.

 

Coletar água da chuva

Essa aqui é até mais conhecida, mas infelizmente, pouco aplicada. A água da chuva não é própria para o consumo, mas pode ser usada para lavagem do chão, do carro, de roupas… a usabilidade é vasta! E se a sua casa ainda não tem um sistema de coleta, olha esse vídeo para te inspirar:

 

A Santa Angela tem o orgulho de ter empreendimentos que respeitam o meio ambiente, realizando a compensação do CO2 emitido durante as construções e disponibilizando soluções sustentáveis em seus condomínios. O Native Ecohousing e o Botaniq, por exemplo, realizam o reaproveitamento de água para a utilização nas áreas comuns, regando o jardim e cuidando da limpeza.

E você, conhece mais alguma prática sustentável que dê pra utilizar em casa? Compartilha com a gente!

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar