Rosangela

Já Pra Casa

Saiba como era Jundiaí na época da Proclamação da República

13/11/2015


Dia 15 de novembro de 1889 houve a Proclamação da República Brasileira, quando chegou ao fim a monarquia e a soberania de Dom Pedro II. A proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Você sabe o que estava acontecia em Jundiaí nessa época? Veja abaixo:

– Fazia poucos anos que o abastecimento de água tinha sido implantado, contando com bicas públicas. Já a iluminação era feita por candeeiros de querosene.

– Na década anterior antes, havia sido reformada a catedral Nossa Senhora do Desterro, quando tomou a forma que conhecemos hoje.

– Um dos pontos comerciais mais movimentados era o Largo do Rocio, que deu lugar atualmente à Praça da Bandeira.

– As melhores casas eram de taipa e terra, enquanto os moradores mais humildes usavam o pau a pique, cobertas por sapé.

– Jundiaí se destacava como uma cidade estratégica no setor ferroviário, com a instalação da Ferrovia Santos-Jundiaí (em 1867), a Cia. Paulista de Estradas de Ferro (em 1872), da Cia. Ituana (em 1873), da Cia. Itatibense (em 1890) e a Cia. Bragantina (em 1891). Como é possível ver na foto do acervo de Maurício Ferreira, em destaque neste post.

– Nessa década, Jundiaí recebeu grande parte dos imigrantes, especialmente os italianos.

Italianos quando chegaram no Brasil

– Funcionava na cidade a indústria da tecelagem com a fundação em 1874, da Companhia Jundiana de Tecidos, por incentivo do Barão de Jundiaí, Francisco de Queiroz Telles.

– Dentre as atividades agrícolas, a cana-de-açúcar era o destaque, mas a produção era utilizada para a fabricação de aguardente.

– De acordo com censo realizado pelo Governo Federal, em 1920 Jundiaí possuía uma população de 44.437 habitantes. O número deve ter crescido justamente pela libertação de escravos e proclamação da república.

– Nessa época, Jundiaí também adotou os símbolos nacionais instituídos com a proclamação como a bandeira.

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar