Na primeira parte do nosso texto (veja aqui) abordamos um pouco a história de bairros da nossa querida terra da uva! Ficou curioso e quer saber mais? Veja abaixo!
Colônia
Vista da Avenida dos Imigrantes Italianos
Com o fim da escravidão no Brasil, foi necessário que os grandes fazendeiros de São Paulo encontrassem mão de obra livre: imigrantes europeus refugiados da guerra eram uma boa opção. Para abrigar essas famílias, o presidente da Província de São Paulo criou quatro núcleos coloniais e um deles é o “Barão de Jundiaí”, mais tarde chamado de Colônia. Quem frequenta o bairro ou mora lá sabe o forte laço que os moradores tem com seus antepassados italianos!
Engordadouro
O Parque do Engordadouro
Já o Engordadouro – segundo Seabra Inglês de Souza – abrigava um grande conglomerado indígena antes do início de processo de colonização da cidade. O bairro inicialmente era uma grande fazenda da família Scalla e mais tarde, foi loteado e vendido. Assim, com várias famílias à frente de seu pedaço de terra, nasceu um bairro delicioso!
Eloy Chaves
O Parque Botânico Eloy Chaves
O Eloy tem vida própria e é o nome do bairro é em homenagem ao “pai” da previdência social, Eloy de Miranda Chaves. Além de empresário, Eloy também teve carreira política como vereador. A habitação começou por volta da década de 70, a partir da fazenda que pertenceu a Eloy Chaves.
Ponte São João
O bairro Ponte São João no entardecer
Um dos bairros mais queridos e lembrados de Jundiaí teve seu início no século XIX, na época da imigração italiana. Por muito tempo, o bairro tinha poucas casas e as ruas iluminadas por lampiões, cenário bem diferente do atual com comércios e indústrias. O desenvolvimento do bairro é creditado a construção do Viaduto São João. Conta a história oral que antigamente a ponte do bairro era feita de madeira e a criançada se divertia no Rio Jundiaí! Que maravilha!
Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660
11 97300-2300
11 3109-7000
11 3109-7002
Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)