Rosangela

Já Pra Casa

Como economizar energia durante o inverno

10/05/2016


Durante o tempo frio e seco do inverno, costuma-se gastar mais energia elétrica do que o habitual. Aparelhos elétricos como como chuveiros com altas potências, torneiras elétricas e aquecedores fazem a conta subir até números prejudiciais para o seu bolso e para o meio ambiente.

Mas como utilizar esses equipamentos para manter o conforto e não gastar tanto dinheiro quando a conta chegar? Veja o que fazer em cada caso:

 

Chuveiro elétrico

Quem não gosta de um banho quentinho no inverno, não é? Mas isso não significa que podemos abusar desse conforto durante a estação. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o gasto com esse equipamento representa de 25 a 35% do valor total da conta de luz. O jeito é remanejar o banho para aproveitar melhor o tempo: quando estiver esperando o condicionador agir, desligue o chuveiro e aproveite para se ensaboar. Aí você enxagua todo o corpo de uma vez, otimizando o tempo gasto debaixo do chuveiro.

 

Geladeira

Outro aparelho que representa uma grande parcela da conta de luz, já que ela tem que ficar ligada todos os dias. Para economizar com ela, você pode ajustar o termostato para uma potência menor, uma vez que o tempo fora já está frio. Além disso, não ficar abrindo a porta da geladeira a toda hora é uma prática que deve ser aplicada seja no inverno, seja no verão, para que não haja muita mudança de temperatura dentro do aparelho.

 

Torneiras elétricas

Apesar de parecer um artigo de luxo para algumas residências, as torneiras elétricas devem ser usadas com parcimônia. O ideal é usa-las de uma vez, sem ficar abrindo e fechando a toda hora. Além disso, tem que tomar cuidado: as variações de temperaturas podem causar desconforto para suas mãos e, quando mal reguladas, até queimaduras podem acontecer!

 

Aquecedores de ambiente

Muito parecidos com ventiladores, esses aquecedores ajudam a deixar o ambiente quentinho durante os dias frios. Mas para não gastar tanta energia, procure utiliza-los somente em dias cuja temperatura seja muito baixa. E procure sempre deixar a manutenção deles em dia, já que, além do cheiro ruim que um filtro sujo pode causar, fios danificados podem causar acidentes.

 

Durante o inverno a quantidade de chuvas diminui, logo as represas das hidrelétricas acabarão tendo uma baixa em seus níveis. Quanto mais economizamos com energia, também cuidamos da quantidade de água doce existente no nosso país. 🙂

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar