Rosangela

Já Pra Casa

Dica de passeio: adegas de Jundiaí

21/01/2016


Presente no mundo desde os tempos mais antigos, o vinho se tornou uma das bebidas alcoólicas mais requintadas e saborosas nos dias de hoje – e sua variedade de tipos fez com que os mais diferentes públicos se identificassem com seus sabores.

Quando os italianos chegaram ao Brasil no final do Século XIX, trouxeram junto com eles diferentes espécies de uvas que não eram cultivadas por aqui. Jundiaí, cidade que recebeu grande número desses imigrantes, acabou se tornando um polo de criação de uva e produção de vinho, tendo inclusive uma espécie própria: a Niágara Rosada, resultante de uma mutação causada pelo clima de região. O surgimento da Niágara Rosada rendeu a Jundiaí o apelido de Terra da Uva e reconhecimento nacional do cultivo da fruta.

A tradição familiar da produção de vinho em Jundiaí continua em muitas fazendas e adegas, o que torna as visitas a esses lugares um verdadeiro passeio pela história da cidade. Reunimos algumas delas que oferecem não apenas a bebida, mas comidas típicas e outras opções de lazer para você e sua família passarem um final de semana cheio de história e diversão!

Lembrou de alguma que não está no mapa? Deixe nos comentários e mostre o seu conhecimento sobre os vinhos de Jundiaí!

Vinícola Castanho

1 adega castanhoLocalizada nas proximidades do Jardim Santa Gertrudes, a Vinícola Castanho teve origem em 1961 como uma cachaçaria. Sete anos depois, o fundador da vinícola, Aristides Leme da Silva, adquiriu uma nova propriedade para produção de suas cachaças. O lugar, no entanto, já contava com cerca de 1.000 pés de uva. A partir daí, Aristides começou a produzir os vinhos e, já no ano seguinte, a comercializá-los.

Atualmente, a Vinícola Castanho conta com 15.000 pés de uva e uma variedade de vinhos, sucos de uva, licores e cachaças que agradam a todo tipo de paladar. Ainda contam com serviços como personalização de garrafas para eventos como casamentos, aniversários, entre outros.

Endereço: Travessa dos Patos, 1050, Bairro do Castanho – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4537-1502

 

Adega Brunholi

2 dega brunholi

A Adega Brunholi, uma das mais tradicionais de Jundiaí, possuí um amplo estoque dos mais variados vinhos, sejam de fabricação própria (alguns rótulos produzidos desde 1889), de outras partes do Brasil e vinhos estrangeiros. Há ainda outros produtos, como licores, vinagres e massas.

O espaço onde está localizada a adega ainda conta com um restaurante e o Espaço Cultural Museu do Vinho, abrigado dentro de um antigo tonel de 110 mil litros. Lá é possível ver um pouco da história Italiana na cidade, bem como da produção de vinho tanto da família Brunholi quanto de outras que colaboraram com o projeto.

Villa Brunholi – Adega, Restaurante e Museu – Avenida Humberto Cereser, 5900, Caxambu – Jundiaí/SP – Telefone: (11) 4584-1799

Adega Maziero

3 adega maziero

Conhecida não apenas pelos seus vinhos de alta qualidade, mas também como a responsável pelos usados na celebração da missa pelo Papa Bento XVI em sua vinda para o Brasil, a Adega Maziero conta com produtos como licores, cachaças, vinhos, doces e pães.

O local é aberto para degustação e visitação, onde é possível experimentar alguns de seus vinhos e observar os enormes tonéis onde são armazenados. A arquitetura do local é outro ponto forte da visita: é quase uma viagem no tempo.

Endereço: Avenida Maria Negrini Negro, 2051, Caxambu – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4584-1810

Adega do Português

4 adega do portugues

Fundada em 1965 pelos portugueses José Coelho Capitão e Fernanda Maria Moniz, a Adega do Português funciona no mesmo local desde sua origem. Entre seus produtos, estão vinhos, licores, uvas e destilados como cachaça, jurupinga, tequila e bagaceira.

A Adega do Português ainda realiza eventos nas dependências de seu sítio, um espaço verde e arborizado, permitindo aos convidados apreciar deliciosas comidas típicas, passear pela propriedade e conhecer o interior da adega.

Endereço: Avenida José Mezzalira, 4405, Ivoturucaia – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4584-0811

Adega Beraldo di Cale

5 beraldo di cale

Localizada no bairro do Caxambu, a Adega Beraldo di Cale produz seus vinhos de maneira artesanal e em quantidades limitadas, com a finalidade de preservar as características ideais de cor, aroma e paladar, muito apreciados por consumidores altamente exigentes.

O espaço conta ainda com um restaurante que funciona aos Sábados, Domingos e Feriados. Sua especialidade são os pratos típicos da gastronomia italiana, além de porções e os vinhos produzidos no local. O ambiente é propício para um dia de tranquilidade, longe dos problemas da cidade.

Endereço: Estrada de Jarinu, Km 12, Caxambu – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4584-4330

Adega Fontebasso

6 fontebasso

Propriedade da família Fontebasso, a Adega possuí disponíveis para venda vinhos, licores, doces, pimentas, macarrão, entre outros. Mantendo a tradição, todos os produtos são feitos artesanalmente, com matérias-primas do próprio local. Entre os tipos de uvas que são cultivadas na propriedade, estão a Niagara, Máximo e Seibel.

A Adega Fontebasso é aberta a visitação do público, possuindo um ambiente agradável e acolhedor, perfeito para um passeio em família.

Endereço: Avenida Humberto Cereser, 7405, Caxambu – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4584-3789

Adega Vendramin

7 vendramim

Situada no sítio da família, a Adega Vendramin vende os diversos produtos feitos artesanalmente no local, que não se resumem apenas ao vinho: o sítio é também rico na produção de frutas (tais como pêssegos, bananas e goiabas) e na criação de suínos.

É possível encontrar nas dependências da adega vinhos artesanais, frutas, geleias, vinagre e até linguiça caseira. Além disso, o sítio é aberto a visitação monitorada, possibilitando ao visitante participar de atividades e mostrar a vida do sítio.

Endereço:: Avenida Comendador Antonio Borin, 5189, Caxambu – Jundiaí/SP – Telefone: (11)4584-0441





Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar