Rosangela

Já Pra Casa

Dia do Museólogo

13/12/2019


Hoje é Dia do Museólogo, e para prestigiar essa profissão, nós vamos compartilhar neste post os principais museus de Jundiaí, Itatiba e Americana. Vem com a gente nesse post.

Nossas cidades do interior são ricas em história e cultura. E os museus guardam muito dessa cultura e um pouco deste rico passado. Confira agora alguns dos museus que ficam nas cidades de Jundiaí, Itatiba e Americana.

Jundiaí

Centro de Memória do Esporte Jundiaiense – Bolão

O ginásio pertence à Escola Superior de Educação Física – ESEF, e abriga espaço com exposição de troféus, bandeiras e medalhas.

Espaço Cultural Museu do Vinho

Este museu abriga a história da imigração italiana em Jundiaí. De fácil acesso, o local recebe 300 pessoas por final de semana ávidos pela história da vitivinicultura e a chegada dos italianos na região. No local é possível encontrar painéis contando a história dividida em famílias, imigração e uva e vinho, além de utensílios de uso doméstico e produção de vinho.

Museu da Companhia Paulista

É um centro de referências e preservação sobre os suportes materiais da memória e a história da ferrovia da cidade de Jundiaí.

O local conta com um vasto acervo relacionado à história da ferrovia como mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes e imagens, além de uma coleção de livros e documentos concentrados na “Biblioteca do Museu”.

Museu do Café Barão da Serra Negra – Fazenda Nossa Senhora da Conceição

A rica história do local, iniciada em 1810 com o ciclo da cana-de-açúcar, também passa pelo ciclo do café e em 1882, com a chegada dos imigrantes italianos, e inicia a cultura das vinhas.

Dentro do museu, os visitantes percorrem duas salas com exposição de fotos e um rico acervo da família Serra Negra, como a roupa de núpcias usada pelo filho do Barão, José da Conceição. Utensílios agrícolas, mesa de degustação de café e documentos históricos também fazem parte do acervo, que ainda conta a história dos imigrantes.

Museu Solar do Barão

Aqui você poderá apreciar uma exposição de longa duração que retrata a história da casa e do Barão de Jundiaí, bem como sobre a Fratelanza Italiana, com acervo doado pela Sociedade Jundiaiense de Socorros Mútuos – Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio e do Coronel Siqueira Moraes, doado pela família, além de grandes e importantes exposições ao longo do ano.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O Centro Jundiaiense de Cultura abriga a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que reúne um acervo artístico, composto de 189 obras, sendo 15 esculturas de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais, e conta ainda com uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Além disso possui uma biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes.

Itatiba

Museu Histórico Municipal “Pe. Francisco de Paula Lima”

O acervo do Museu “Padre Lima” é eclético, conta com os mais variados objetos, móveis, instrumentos, fotografias, quadros, máquinas, objetos, livros, roupas, instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, material odontológico, material impresso sobre fotografia, revistas, dinheiro e moedas; além de uma importante coleção iconográfica de quadros e retratos de itatibenses do século XIX.

Americana

Museu de Arte Contemporânea

O acervo de artes plásticas e o desenvolvimento de atividades culturais para o incremento da educação e do lazer da população. Ele atua com exposições temporárias, promovendo regularmente mostras de seu acervo, bem como mostras individuais ou coletivas de artistas de todo o país.

Em seu acervo fixo constam 353 objetos artísticos catalogados e tombados. Inicialmente, formado por doações de artistas. O espaço possui, ainda, uma biblioteca especializada em artes visuais aberta à consulta pública, com cerca de 3 mil itens entre livros e catálogos de exposições.

Museu Histórico e Pedagógico Municipal “Dr. João da Silva Carrão”

Este museu possui objetos que pertenceram à americanenses que contribuíram para a formação histórica do município. Com maior ou menor valor, existem desde peças que foram utilizadas na Revolução de 1932 e na 2ª Guerra Mundial, até coleções de moedas, mobiliário médico e dentário, móveis e objetos antigos.

Ir a museus é um ótimo passeio de final de semana. Você já conhece algum desses?

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

WHATSAPP FINANCEIRO

11 97223-6399

WHATSAPP CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 94324-4449

PABX

11 3109-7000

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Enviar