Rosangela

Já Pra Casa

Dia do Imigrante: Por que Jundiaí é considerada a Terra da Uva?

23/06/2020


O vinho é a bebida mais antiga do mundo. Seu processo de produção passa por várias fases, essenciais para a criação de um bom vinho. No Brasil, os imigrantes foram os grandes responsáveis pela cultura do vinho no país. Entenda um pouco sobre a trajetória dessa bebida milenar e a sua importância para a cidade de Jundiaí.

A cultura vinícola na região jundiaiense

A chegada da bebida ao Brasil surgiu com os navegantes portugueses e seu consumo era, principalmente, de caráter religioso. No estado de São Paulo, os primeiros imigrantes italianos passaram a produzir vinhos artesanais, destinados somente para o consumo familiar e de amigos. Mas foi na cidade de Jundiaí que iniciou-se a o cultivo de uvas e a produção de vinho, através dos conhecimentos dos primeiros imigrantes italianos que chegaram no antigo Núcleo Colonial Barão de Jundiaí, fundado em 1887. A herança cultural italiana foi fundamental para o desenvolvimento das atividades vitivinícolas e da economia. Um belo exemplo de imigrantes italianos é a família Benassi. No final do século XIX, Giuseppe e Ermelinda Benassi vieram ao Brasil com a esperança de uma nova vida. Nesse período, a família, já com os seus quatro filhos: Maria, Nela, Paulo e João, conseguiu adquirir sua primeira propriedade, um sítio de 11 alqueires no bairro do Engordadouro, em Jundiaí. Com uma grande vocação empreendedora, a família deu origem a uma trajetória agrícola, iniciando em seu sítio, a produção de uma fruta promissora na região, a uva. Assim nasceu a vocação dos Benassi pelo ramo das frutas, que mais tarde os transformaria num dos maiores produtores do território nacional. Tudo isso, junto com o tempo e a vontade de vencer, fez da família Benassi a maior produtora de uva de mesa (Niágara) do Brasil.

Com a criação e a produção da uva Niágara rosada, hoje, a cidade de Jundiaí é conhecida como a ” Terra da uva” e se destaca por representar cerca de 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo. A cidade conta também com a tradicional Festa da Uva, para celebrar a importância da fruta na economia da cidade.

Tipos de vinhos

Existem diferentes tipos de vinhos com características de cores, aromas e gostos. Os principais são: o vinho branco, produzido a partir de uvas brancas, os vinhos rosés e o tinto, produzidos através de uvas tintas.

A cidade de Jundiaí possui variedades de adegas, vinícolas e vinhos, e é reconhecida nacionalmente pela qualidade na produção de vinhos e possui 20 adegas de fabricação. Conheça aqui!

E para você, qual é o seu vinho preferido da nossa região?

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

WHATSAPP FINANCEIRO

11 97223-6399

WHATSAPP CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 94324-4449

PABX

11 3109-7000

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Enviar