Rosangela

Já Pra Casa

História dos bairros tradicionais de Jundiaí – 1ª Parte

04/08/2016


Jundiaí é uma cidade com mais de 360 anos de idade e se repararmos um pouco em cada um dos bairros tradicionais do município, podemos ver pequenas características da história local impressas na geografia e nos detalhes de urbanização. Alguns bairros, apesar de não serem tão antigos quanto a própria cidade, possuem uma identidade tão particular quanto os moradores desses locais.

Veja a seguir um pouco da história desses bairros e o que faz deles tão peculiares:

 

Centro

bairros

A Catedral Nossa Senhora do Desterro

Existente desde que Jundiaí era apenas uma Vila, o Centro foi o bairro que serviu de origem para a expansão da cidade. Como a grande maioria das cidades do interior de São Paulo, Jundiaí possuí uma igreja matriz e casarões antigos que eram propriedades dos antigos produtores de café do município.

Hoje em dia, depois da revitalização do bairro, o Centro se tornou um dos principais locais de comércio da cidade, além de possuir uma variedade de restaurantes especializados para todos os gostos.

 

Vila Arens

bairros

A estação ferroviária de Jundiaí

Bairro que cresceu ao entorno da ferrovia, a Vila Arens recebeu tal nome devido a uma antiga fábrica produtora de equipamentos agrícolas, a fundição Arens. Mas haviam mais fábricas no local, o que acabou dando ao bairro o apelido de “Bairro do Pito Aceso”, numa referência às chaminés dessas fábricas.

O bairro desenvolveu-se ao longo dos anos, mas muito de sua estrutura antiga ainda pode ser observada. Casarões de tijolos maciços, ruas pavimentadas com paralelepípedos e a estação de trem continuam lá. A Vila Arens possui um comércio ativo e diversificado, mas também conta com a parte residencial com seu ar de tranquilidade.

 

Vila Hortolândia

bairros

O Jardim Botânico e o bairro Vila Hortolândia ao fundo

A Vila Hortolândia é relativamente recente na história de Jundiaí. Foi somente durante a década de 50 que a área passou a ser considerada como urbana, dando início ao então Loteamento Hortulania Jundiaiense, antigo nome do bairro. Muitos dos primeiros moradores eram funcionários de uma antiga fábrica de tecelagem, a tecelagem Cosmopolita.

Atualmente, a Vila Hortolândia é um dos bairros mais característicos de Jundiaí. Com opções de lazer próximas como o Parque da Cidade e o Jardim Botânico, o bairro também possui uma completa gama de serviços, proporcionando comodidade para os moradores.

 

Vianelo

bairros

A ponte torta, monumento histórico da cidade

O Vianelo, no início, pertencia ao Sr. Atílio Vianelo. Nos anos 1940, as terras foram loteadas, dando início à urbanização do local. Foram instaladas indústrias como a Companhia Industrial de Conservas e Alimentos (CICA) e o Mercadão (em plena funcionalidade até hoje). O bairro ainda conta com um dos principais pontos turísticos da cidade: a famosa Ponte Torta, ponte criada em alvenaria de tijolos, sem uso de metal.

O local é predominantemente residencial, e dá fácil acesso à inúmeras localizações da cidade. Além de espaços públicos para o lazer, o bairro conta com opções de vida noturna recheadas de samba e outros estilos musicais.

Gostou de conhecer um pouco mais da história dos bairros tradicionais de Jundiaí? Leia também a segunda parte desta matéria!

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 3109-7002

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Autorizo contato de corretores parceiros da Santa Angela, inclusive por Whatsapp, para obter informações sobre empreendimentos.

Desejo receber novidades sobre os produtos Santa Angela.

Concordo com a Política de Privacidade da Santa Angela.

Enviar