Rosangela

Já Pra Casa

Aulas em casa durante a pandemia

15/10/2020


A pandemia do novo coronavírus (covid-19) alterou a dinâmica das escolas, que estão tendo que realizar aulas a distância desde março. Essa mudança exigiu que educadores adaptassem sua rotina doméstica à nova forma de trabalho, o que nem sempre é fácil.

Muitas escolas, para evitar que os alunos sejam prejudicados, implementaram plataformas e estratégias de ensino a distância para que todos possam continuar estudando durante o período em que não podem sair de casa. Com os professores também afastados das escolas, mas não de sua função, os mesmos continuam contribuindo com a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos de forma online, através de plataformas, aulas ao vivo e redes sociais. Adaptar-se a essas novas formas de educar sem perder a qualidade do ensino e com o objetivo de manter o interesse dos alunos pelo ano letivo, foram alguns desafios alcançados e superados pelos docentes.

Professores online

Eles estão realizando seu trabalho virtualmente e superando desafios para que isso ocorra, visto não ser uma prática comum em seu dia a dia como educador, pois sempre tiveram a presença dos estudantes em sala de aula para ensinar.

Muitos não estavam habituados ao uso da tecnologia e tiveram que aprender a utilizar os recursos digitais necessários para se comunicarem com os estudantes e disponibilizarem as aulas e tarefas. Além disso, os professores têm oferecido suporte aos pais para apoiarem a aprendizagem de seus filhos em casa, trabalhando em conjunto e estabelecendo uma relação de proximidade.

Foi preciso que gravassem aulas e as transmitissem através de recursos digitais, para que os alunos assistissem em casa a apresentação dos conteúdos. Também tiveram que passar atividades para fossem feitas a distância. Precisaram alterar todo o plano de aula para adaptá-lo ao ensino remoto, elaborar estratégias pedagógicas para motivar os alunos a estudarem em casa e buscar formas de orientá-los e tirar dúvidas, para ser efetivo o processo de ensino e aprendizagem remoto.

Impacto na educação

A pandemia tem impactado a sociedade, que não será mais a mesma. Vários aspectos se transformaram, inclusive a educação, que deverá ser ressignificada após esse período, e o papel do professor é bastante relevante nesse processo.

A educação será ainda mais importante para lidar com os desafios futuros, e o professor será um dos principiais responsáveis pela construção do novo modelo de educação e relação com os estudantes.

Dia dos Professores na Pandemia

O professor é aquele que faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, que orienta o caminho, ajuda e auxilia na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e também pessoal. Uma homenagem consiste em expressar publicamente admiração, gratidão, respeito, reconhecimento de valor pelo mérito de uma atividade exercida ou um afeto específico.

Comemorar o Dia dos Professores na pandemia é uma forma de homenageá-los e agradecê-los por sua dedicação e seu esforço para manter o envolvimento nas atividades escolares e a motivação de aprender e acreditar em um futuro melhor.

Celebrar ajuda a motivar os docentes a continuarem acreditando em seu trabalho e em sua importância para a sociedade, que muitas vezes não lhe dá o devido valor.

A ideia de uma homenagem serve para refletirmos sobre a importância e buscar formas de valorizar os professores, por todos: os alunos, os familiares, o governo e a própria escola. 

Lembre-se:

 

“A importância da docência é inquestionável, já que é um dos pilares da educação e contribui com a construção do futuro, além disso, todas as profissões dependem dela.”

 

15 de Outubro –  Dia dos Professores ❤️

Leia Mais

SANTA ANGELA

Av. Professor Pedro Clarismundo Fornari, 2009
Bairro Engordadouro - Jundiaí / SP 13214-660

WHATSAPP CENTRAL DE VENDAS

11 97300-2300

PABX

11 3109-7000

WHATSAPP CENTRAL DE RELACIONAMENTO

11 94324-4449

Fale conosco

Quer falar conosco? Digite a sua mensagem aqui! Não se esqueça de colocar o motivo do contato para agilizarmos o seu atendimento ;)

Por favor, valide o reCaptcha para prosseguir

Enviar