Área do Corretor: Entrar

22/03/2023

Como economizar água no seu condomínio

Promover o consumo consciente e responsável de água no condomínio é uma responsabilidade idealmente compartilhada por todos: síndico, condôminos, colaboradores e administradora. Além do fator financeiro, é preciso lembrar também que a água é um recurso natural cada vez mais escasso. Economizar água é contribuir para uma mudança importante de hábitos e de consumo.

Aproveitamos a importância do Dia Mundial da Água para trazer este alerta com dicas valiosas que podem ajudar todos os moradores do seu condomínio a evitar o desperdício deste bem tão precioso. Confira:

– Programe o horário das regas dos jardins: os jardins devem ser regados pela manhã ou ao final da tarde, ou seja, em períodos que não se tem a presença forte do sol. Isso se torna positivo, pois evita a evaporação causada pelo calor.

– Reaproveite a água do banho: é bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício, é interessante coletar esta água fria com um balde ou outro recipiente. Desta forma, esta água poderá ser reaproveitada em alguma limpeza, ou até mesmo substituir a descarga do vaso sanitário.

– Banho adequado: para que haja economia de água na hora do banho é aconselhável que a pessoa se ensaboe com o registro fechado e abra apenas na hora do enxágue.

– Utilize a máquina de lavar roupa e louça corretamente: uma máquina de lavar, com capacidade de lavagem de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água a cada vez que é posta em funcionamento, não importando a quantidade de roupa que estiver dentro dela. Desta forma, a dica é utilizá-la quando estiver com o tanque cheio, e não para lavar apenas algumas peças de roupa. A máquina de lavar louça também deve ser utilizada da mesma maneira.

– Escovando os dentes e lavando a louça: sabe-se que uma torneira aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, só se deve abri-la quando for fazer o bochecho após a escovação dos dentes.

– Lavando frutas, verduras e legumes: ao lavar frutas, verduras ou legumes, utilize uma panela de água e economize muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta. E mais, após, utilize a mesma água para regar as plantas.

– Uso de aeradores no bico das torneiras: uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água – ou aeradores – no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%. Todos os empreendimentos da Santa Angela vêm com aeradores nas torneiras.

– Lavar o carro com balde: lavar o carro com a mangueira é um velho hábito exercido por muita gente, mas essa prática sai caro: pode chegar a 560 litros de água em apenas meia hora. Utilizando um balde, esse gasto fica bem menor.

– Regar as plantas com regador ao invés de mangueira: além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida para economizar.

Você pode compartilhar este post com os seus vizinhos no grupo de whatsapp do seu condomínio. Assim, todos vão participar deste movimento para ajudar o meio ambiente e economizar na conta de água de todos. Vamos lá?

Pra você continuar lendo: